Eleições 2014: dos 21 deputados federais do PTB, 20 declaram apoio a Dilma Rousseff, isolando magalhista Benito Gama

Benito Gama durante Convenção Nacional do PTB. Liderança contestada por parlamentares.
Benito Gama durante Convenção Nacional do PTB. Liderança contestada por parlamentares.
Benito Gama durante Convenção Nacional do PTB. Liderança contestada por parlamentares.
Benito Gama durante Convenção Nacional do PTB. Liderança contestada por parlamentares.

A bancada do PTB na Câmara decidiu hoje (02/07/2014) declarar apoio à candidatura à reeleição da presidenta Dilma Rousseff. A postura da bancada, decidida em reunião, contraria a decisão da Convenção Nacional, que aprovou a aliança com o PSDB e o apoio à candidatura do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência da República. O senador Armando Monteiro (PTB-PE), que já declarou seu apoio à presidenta Dilma, participou da reunião dos deputados.

Segundo o líder do PTB na Câmara, deputado Jovair Arantes (GO), dos 21 deputados da bancada, 20 declararam apoio à reeleição de Dilma. “Apoiamos politicamente Dilma Rousseff na eleição passada, embora a Convenção do PTB tenha aprovado o apoio à candidatura do tucano José Serra. Durante todo o governo da presidenta demos os votos da bancada e agora vamos apoiá-la”, disse o líder petebista.

Arantes contou que em maio, durante um almoço, a direção de seu partido declarou apoio à reeleição da presidenta e depois mudou de postura.  “Para nossa surpresa, cinco dias antes da convenção, o presidente do PTB, Benito Gama, me ligou para dizer que iam apoiar o Aécio [Neves]. Vamos fazer o apoio branco [à Dilma], a direção nacional vai dar o tempo de televisão ao Aécio [Neves] e a bancada vai trabalhar para eleger Dilma [Rousseff]”, disse o líder petebista.

Arantes disse que a bancada respeita a decisão da convenção nacional e não vai questionar o posicionamento adotado pela direção partidária. Segundo ele, os deputados terão liberdade para apoiar a presidenta Dilma Rousseff nos respectivos estados, “o que já havia sido decidido anteriormente”.

Presidente isolado

A decisão dos deputados federais isola o presidente da legenda, Benito Gama, seguidor do carlismo, hoje, conhecido como magalhismo em decorrência da ascensão do neto do falecido senador ACM à prefeitura de Salvador.

Leia +

Eleições 2014: Dos 21 deputados federais do PTB, 20 declaram apoio a Dilma Rousseff, isolando magalhista Benito Gama

Eleições 2014: DNA carlista e conservadorismo político de Benito Gama levaram PTB ao apoio da candidatura de Aécio Neves à Presidência da República

Eleições 2014: Em convenção nacional, PTB declara apoio a Aécio Neves

Eleições 2014: PTB emite nota de apoio à candidatura de Aécio Neves

Benito da Gama tomou posse como vice-presidente de governo do Banco do Brasil

Benito Gama volta à cena política ocupando cargo no governo federal

Bahia – Eleições 2014: Rui Costa ganha apoio do PTB ao Palácio de Ondina

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116599 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.