Eleições 2014 – Bahia: Rui Costa visita Mãe Stella e reafirma respeito às religiões

Rui Costa e Mãe Stella.
Rui Costa e Mãe Stella.

“Mãe Stella de Oxóssi é um símbolo, uma líder religiosa que muito orgulha a Bahia”, afirmou Rui Costa, candidato a governador pela coligação Pra Bahia Mudar Mais, ao visitar, na manhã desta quarta-feira (23/07/2014), o terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, na companhia de sua esposa, Aline Peixoto, e do candidato de Otto Alencar, candidato a senador. Eles foram recebidos pela yalorixá, que estava realizando, como sempre acontece às quartas-feiras, a cerimônia do amalá de Xangô, orixá patrono do terreiro.

Ao observar que o povo de santo tem uma relação muito íntima com o meio ambiente e que o governo tem obrigação de zelar pela sua preservação, Rui disse que o próprio terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, é um patrimônio cultural do povo negro e acrescentou: “A religião afro tem muitos ensinamentos positivos, é uma referência de respeito e de valores. Nós aqui estamos para dar a nossa demonstração clara de que um governador tem de respeitar e dar espaço para todas as culturas e todas as religiões. Este é o nosso posicionamento, afinal um governo não faz apenas obras físicas e presta serviços. É também referência de valores”.

Mãe Stella disse a Rui e Otto que os recebia com alegria e desejou que a campanha eleitoral seja de muita paz, “como o povo da Bahia merece”. Ela ainda acrescentou que as portas do Ilê Axé Opô Afonjá estão abertas que seu desejo é que o próximo governo também seja aberto para o povo de terreiro, que, assim, também será aberto para o governo, destacando: “E quem vem aqui vem pedir o bem e a gente abençoa, abençoa de coração”, destacou a yalorixá.

Em resposta, Rui se comprometeu a ter o mesmo carinho e atenção que o governador Jaques Wagner tem para com as religiões de todas as origens, citando a obra de requalificação do Parque São Bartolomeu e a recuperação de igrejas católicas como exemplos do compromisso do atual governo com as religiões. “O parque é um espaço sagrado para o povo do candomblé, um espaço que o estado contribuiu para que fosse dado o devido cuidado e investiu na sua preservação”, afirmou.

Mãe Stella, que tem cinco livros publicados e é membro da Academia de Letras da Bahia, autografou para Rui e Otto exemplares do seu livro “Oxóssi: o caçador de alegrias” e disse que está finalizando mais uma obra, adiantando que o livro trará detalhes sobre as folhas e explicou que é da natureza que ela tira inspiração. “Está ficando lindo. Vou mostrar o nome popular, científico e para que serve cada folha”. Também participaram da visita de Rui e Otto ao Ilê Axé Opô Afonjá, os deputados federais Valmir Assunção, Nelson Pellegrino, Luis Alberto (todos do PT) e a vereadora de Salvador Olívia Santana (PCdoB).

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112633 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]