Eleições 2014 – Bahia: Rui Costa promete investimentos com a finalidade de ampliar número de cursos profissionalizantes

Rui Costa defende investimentos no setor da educação.

Rui Costa defende investimentos no setor da educação.

Entre 2008 a 2013, o governo da Bahia investiu mais de R$ 173,5 milhões e conseguiu elevar em 1.629% o número de matrículas em cursos profissionalizantes. No primeiro semestre deste ano, 70.754 alunos foram matriculados, enquanto ao final do governo de Paulo Souto (2006) esse número não ultrapassava cinco mil. “Quando eu era adolescente, os jovens baianos tinham que vir pra Salvador para se preparar profissionalmente”. lembrou Rui Costa, candidato ao governo do estado pela coligação Pra Bahia Mudar Mais.

Hoje, a Bahia tem 25 campi federais, três núcleos do instituto federal, além de 68 centros estaduais de educação profissional, atingindo 123 municípios. “Wagner elevou a Bahia à condição de exemplo para o país, construindo a segunda maior rede de educação profissional do Brasil”. Para exemplificar, o candidato ao governo do estado pela chapa governista  lembrou que em 2006 a Bahia tinha apenas 34 escolas de educação profissional.

Para avançar no horizonte e dar maiores perspectivas de futuro para os jovens baianos, Rui pretende dobrar o número de matrículas no sistema de ensino profissionalizante do Estado, chegando a 150 mil vagas. Para isso, conta com apoio da presidente Dilma, que recentemente anunciou mais 12 milhões de vagas no Pronatec.

A rede profissionalizante no estado está apoiada no IFBA, Ifbaiano, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). “Sou oriundo da antiga escola técnica e testemunha que isso significa investir no futuro,  incentivar a profissionalização e apostar no primeiro emprego”, testemunhou. “A Bahia é um exemplo de como é possível investir em educação quando se tem propostas. E isso nós temos de sobra!”, atestou.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]