Eleições 2014 – Bahia: Paulo Souto propõe criação de memorial a João Ubaldo em encontro na ALB

Paulo Souto durante debate na ALB.
Paulo Souto durante debate na ALB.
Paulo Souto durante debate na ALB.
Paulo Souto durante debate na ALB.

O candidato ao governo, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, propôs a criação de um memorial para homenagear o falecido escritor João Ubaldo Ribeiro, autor de “Viva o Povo Brasileiro”, em encontro promovido pela Academia de Letras da Bahia (ALB), para discutir políticas culturais, na noite desta terça-feira (29/07/2014). Na segunda parte do evento, intitulada “Patrimônio, Memória e Contemporaneidade”, Souto defendeu ações para conservar o Centro Histórico de Salvador.

“A preservação do Pelourinho deve ser uma prioridade de todo governante da Bahia, por se tratar de um patrimônio da humanidade”, afirmou. Souto, que acompanhou a dificuldade de recuperar o Centro Histórico com recursos próprios, na gestão do então governador Antonio Carlos Magalhães, lamentou o estado atual daquela localidade. Ele observou a necessidade de se oferecer mais segurança para que turistas e baianos possam frequentar a área.

Souto também destacou a importância de concluir o projeto da sétima etapa da requalificação e executar a restauração dos largos do Pelourinho, além de adequar os casarões para residência estudantil. Caso eleito, o democrata anunciou que irá apoiar o prefeito ACM Neto no projeto do frontispício entre as ladeiras da Montanha e da Preguiça.

O candidato oposicionista ao governo disse ainda que vai se esforçar para estender o programa Monumenta, do governo federal, a todo o interior baiano. Ele citou como exemplos de patrimônios que precisam de intervenção a casa do Barão de Caetité e o Convento Franciscano de Cairu.

Souto defendeu também a continuidade de programas de valorização da capoeira, lembrando que o Forte de Santo Antonio Além do Carmo se transformou em um centro de referência dessa manifestação cultural. O candidato da coligação “Unidos pela Bahia” ainda se mostrou disposto a estimular a produção de escritores baianos, recordando que, na sua gestão, lançou 11 coleções de livros.

Sobre as festas populares, Paulo Souto acredita ser necessário realizar um seminário para discutir e encontrar novos caminhos para as festas populares, sem, no entanto, descaracterizá-las. A criação de um polo de dramaturgia e teledramaturgia também foi proposta pelo democrata. “O Irdeb desempenhará um papel fundamental na implantação e consolidação dessa medida”, informou.

No salão nobre da Academia de Letras da Bahia, Paulo Souto ainda defendeu a reestruturação do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia e lembrou o programa Bahia Singular e Plural, que preservou diversas manifestações culturais em todo o estado.

Paulo Souto defende retorno do Irdeb à Secretaria de Cultura

A volta do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) à estrutura da Secretaria de Cultura (Secult) foi defendida por Paulo Souto. A proposta de Souto foi seguida por Lídice da Mata e Rui Costa. Para o democrata, a medida possibilita que o Irdeb seja um importante meio de divulgação de projetos educacionais e culturais.

No evento, Paulo Souto ainda firmou o compromisso de ampliar os investimentos em cultura ao longo do mandato, caso seja eleito. “Iremos aumentar gradativamente os recursos para incentivar o setor cultural, como reconhecimento da importância que a área tem no mundo e, particularmente, na Bahia”, afirmou, lembrando que o estado baiano é privilegiado por ter na cultura um elemento de formação de identidade popular e geração de riquezas.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107958 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]