Eleições 2014 – Bahia: Lídice da Mata é empossada como conselheira do Olodum

Lídice da Mata e membros do Oludum.
Lídice da Mata e membros do Oludum.
Lídice da Mata e membros do Oludum.
Lídice da Mata e membros do Oludum.

A senadora Lídice da Mata foi empossada nesta terça-feira, 08, como membro do Conselho Consultivo do Olodum. Acompanhada pelo vereador Sílvio Humberto, pelo ex-presidente da Fundação Palmares, Zulu Araújo, Lídice assinou o termo de posse na sede da entidade, no Pelourinho, e recebeu o diploma de conselheira do presidente do Olodum, João Jorge. Nesta quarta ocorre a primeira reunião do Conselho.

A senadora disse receber com orgulho a indicação para integrar o Conselho, que se reúne pela primeira vez nesta quarta-feira, às 19h. “Acompanho o Olodum de perto desde o sua formação, em 1979, quando surgiu como um grupo que com sua música e projeto social lutava contra o racismo e contra a ditadura militar. A democracia conquistamos e agora a luta é para aprimorá-la. O fim do racismo ainda é uma batalha que travamos a cada dia. De lá para cá, avançamos – aqui na Bahia com contribuição importante de movimentos como o Olodum e o Ilê Aiyê -, mas ainda há muito o que conquistar. Quero governar a Bahia para dar oportunidade de vida à juventude negra, hoje a que mais é vítima da violência em nosso estado. Sempre lutei por isso, e esta homenagem que recebo do Olodum é um grato reconhecimento deste trabalho”, declarou a candidata do PSB à sucessão estadual.

Para João Jorge, é fundamental que não só o PSB, mas outros partidos estimulem candidaturas de negros e mulheres na vida pública para combater a atual distorção de representatividade política. “Não é só nos estádios da Copa que somos minoria, mas nas câmaras, assembleias e no Congresso Nacional”, criticou.

O Olodum

Fundado como bloco afro carnavalesco em Salvador em 1979, o Olodum é uma organização não-governamental que desenvolve ações de combate à discriminação social, estimula a auto-estima e o orgulho dos afro-brasileiros, defende e luta para assegurar os direitos civis e humanos das pessoas marginalizadas, na Bahia e no Brasil.

Precursora do samba-reggae, a Banda Olodum é um grupo de percussão afro-brasileiro reconhecido internacionalmente, seja pelas excursões por países da Europa, Ásia e  América do Sul, seja pelas gravações de músicas ao lado de ícones da música pop, como Paul Simon (The Obvious Child, 1990), Michael Jackson (They Don´t Care About Us, 1996).

Enquanto organização reconhecida como de utilidade pública pelo governo do Estado da Bahia, o Olodum mantém um projeto pioneiro de educação popular afro brasileiro, a Escola Olodum, originária do projeto Rufar dos Tambores, desenvolvido em 1984, pelo Olodum, que atende à comunidade do Maciel/Pelourinho. Também mantém um grupo teatral, o Bando de Teatro Olodum, sediado no Teatro Vila Velha, por onde passaram grandes nomes, como o ator Lázaro Ramos.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109846 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]