Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 25 de julho de 2014

A consagrada chef Tereza Paim estará à frente do Gastrômade Nordeste.
A consagrada chef Tereza Paim estará à frente do Gastrômade Nordeste.
Um dos mais concorridos oftalmologistas  da cidade, Leo Mário Burke Galrão e Conceição em sociedade.
Um dos mais concorridos oftalmologistas da cidade, Leo Mário Burke Galrão e Conceição em sociedade.
O empresário e professor Jodilton Oliveira Souza e Salete, socialmente.
O empresário e professor Jodilton Oliveira Souza e Salete, socialmente.
A consagrada chef  Tereza Paim estará à frente do Gastrômade Nordeste.
A consagrada chef Tereza Paim estará à frente do Gastrômade Nordeste.

Universidade com 84,3% de estudantes negros

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) completa, no próximo dia 29 de julho, nove anos de história, com um fato inédito que é possuir, hoje, 84,3% de estudantes negros, frente a 40,8% da média nacional, segundo dados do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace). Desde a sua criação, em 2005, já adotava a reserva de 45% das vagas para cotistas. Após a Lei Nº 12.711/2012, conhecida como a Lei de Cotas, foi a primeira universidade a aplicá-la integralmente, reservando 50% das vagas ao sistema.

Na UFRB, dos 50% das cotas, 76,67% são reservados à população negra. Criada pela Lei Nº 11.151/2005, a primeira universidade federal do interior da Bahia é fruto de uma antiga reivindicação da comunidade do Recôncavo, com o objetivo principal de explorar o potencial socioambiental e cultural da região, bem como servir de polo integrador. Desde então, acumula números relevantes no ensino, pesquisa e extensão, inserindo entre as suas prioridades a inclusão social. A UFRB possui um campus em Feira de Santana.

Chef Paim comanda Gastrômade

Sob o comando da consagrada chef Tereza Paim, um dos maiores nomes da gastronomia na Bahia, acontecerá na Fazenda Engenho D’Água, no município de São Francisco do Conde, no Recôncavo da Bahia, o Gastrômade Nordeste , evento que é baseado no modelo de sucesso americano criado pelo artista e chef Jim Denevan , o Outstanding in the Field: top chefs comandando banquetes ao ar livre em locais inusitados em favor dos agricultores e pequenos produtores de cada região. Ela é nascida na região de Feira de Santana, mais precisamente na cidade de Tanquinho.

Confraria e BRT

À convite da Associação Comercial de Feira de Santana, os membros da Confraria dos Gastronomos, participarão do almoço hoje, num restaurante do Ville Gourmet, quando o Secretario Municipal Carlos Brito falará sobre o projeto do sistema de transporte coletivo BRT que o governo vai implantar na cidade.

Deu no Bahia na Politica:

Deputado federal por três oportunidades e secretário de Estado mais jovem da Bahia na década de 80, Sérgio Carneiro (PT), questionado pelo site Bahia na Política sobre as eleições na Bahia, disse lamentar a forma como vem sendo feita a conquista do voto. “Vejo um quadro lamentável, pois vai ganhar quem tiver o dinheiro ou puder fazer favor e isso não é bom para o nível do Congresso Nacional”, lamentou Sérgio. O mesmo é defensor do voto distrital, com financiamento público de campanha. Quando questionado se vai para a campanha, disse que os políticos aliados lhe empurram para a iniciativa privada, numa referência ao PT e Jaques Wagner.

Votos

Na busca de votos em Feira de Santana, semana passada o ex-secretário de saúde Jorge Solla, que é candidato a deputado federal pelo PT fez mais uma investida eleitoral no Município, teve um encontro com o ex-prefeito Tarcízio Pimenta. A articulação ficou por conta do ex-secretário de Relações Institucionais Nivaldo Vieira. (Jair Onofre)

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Antonio José Larangeira
Sobre Antonio José Larangeira 3040 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]