Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 18 de julho de 2014

O restaurateur Marcelo Teo e Sunny, socialmente.
O restaurateur Marcelo Teo e Sunny, socialmente.
O restaurateur Marcelo Teo e Sunny, socialmente.
O restaurateur Marcelo Teo e Sunny, socialmente.
O ex-prefeito Tarcizio Pimenta que teve seu nome impugnado pelo TRE.
O ex-prefeito Tarcizio Pimenta que teve seu nome impugnado pelo TRE.

As dez mais em eleitores

Dez cidades localizadas em diferentes regiões da Bahia concentram em seu território, número considerável de eleitores, de acordo o Tribunal Regional Eleitoral. Juntas, as dez cidades correspondem a 3.436.064 milhões de eleitores, aproximadamente 33,73% do potencial de votos do Estado. Confira a relação: Salvador 1.923.899 milhões; Feira de Santana (387.768 mil); Vitória da Conquista (224.637 mil), na região sudoeste; Camaçari (151.937 mil), na região metropolitana; Itabuna (149.012 mil), no sul baiano; Juazeiro (139.613 mil), no norte; Ilhéus (133.554), também no sul; Lauro de Freitas (112.605 mil), também vizinha à capital baiana; e Jequié (106.682 mil), no sudoeste. Há ainda Alagoinhas (106.357 mil) entre aquelas que têm mais de 100 mil pessoas que podem ajudar a eleger o governador do estado. (Com G1- Ba).

Dia do escritor

No dia 25 de julho – Dia Nacional do Escritor – às 19h, os escritores Carlos Ribeiro, da Academia de Letras da Bahia; Nadja Nunes, presidente do Conselho editorial da Editora da Universidade do Estado da Bahia-EDUNEB e Morgana Gazel, da União Brasileira de Escritores – UBE participam do seminário “O Poder de Transformação da Literatura”, que será realizado na Livraria Saraiva, do Salvador Shopping. O evento, que homenageia os artistas da palavra pelo seu dia, terá a medição do jornalista Carlos Souza Yeshua. A finalidade do encontro é mostrar como a leitura de gêneros literários, a exemplo de romances, poemas e contos são capazes de provocar nos leitores mudanças inimagináveis.

A vida de Fernando Pinto

No próximo dia 30 de julho, às 9:00 horas, no auditório da Associação Comercial de Feira de Santana, acontecerá mais uma sessão pública da Academia de Educação, quando a professora Elza Santos Silva irá apresentar a vida e a obra do Dr. Fernando Pinto de Queiroz, patrono da cadeira número 22 e que membro fundador da instituição como titular da Cadeira numero 10, com uma participação atuante, sendo o responsável pela elaboração dos regimentos institucionais. A sessão será aberta ao público sob a presidência da professora Anaci Paim.

Feirense é ministro do TCU

O advogado baiano Bruno Dantas, que é filho de Feira de Santana, teve seu nome aprovado para ministro do Tribunal de Contas da União, terça feira ultima, no plenário da Câmara dos Deputados, que anteriormente teve a aprovação no Senado. O mesmo assumirá a vaga do ex-ministro Valmir Campelo. Dantas é mestre e doutor em Direito Processual Civil pela PUC.

Bienal em Feira

A exposição No Litoral é Assim, uma das atrações da 3ª Bienal da Bahia, iniciou ontem, no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana, o seu roteiro de circulação pelo interior baiano. A mostra, que esteve em cartaz no Museu de Arte Moderna da Bahia, reúne 14 autores, incluindo Yoko Ono, autora da peça Cleaning Piece III, de 1996, que tem escritos em inglês e português sobre quadro negro. Em Feira de Santana, a mostra permanecerá em cartaz até o dia 25 de julho, sempre das 8h às 20h, com visitação gratuita. A 3ª Bienal da Bahia é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia/ Secult-BA. Vale lembrar que a exposição inclui uma cabeça de ex-voto da coleção de Lina Bo Bardi, arquiteta italiana que concebeu o projeto do MAM-Ba.

Tarcizio, impugnado pelo TRE

O ex-prefeito de Feira de Santana Tarcízio Pimenta, está na lista de impugnações divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, por que suas contas foram reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado quando foi alcaide da cidade. A sua candidatura à deputado estadual estava sendo falada pelo seu partido PHS – Partido Humanista da Solidariedade.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

 

Antonio José Larangeira
Sobre Antonio José Larangeira 3041 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]