Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 02 de julho de 2014

O prefeito Jose Ronaldo de Carvalho que viaja à Europa sábado.
O prefeito Jose Ronaldo de Carvalho que viaja à Europa sábado.
O prefeito Jose Ronaldo de Carvalho que viaja à Europa sábado.
O prefeito Jose Ronaldo de Carvalho que viaja à Europa sábado.

Cai o numero de homicídios

A queda de homicídios registrados no mês passado em Feira de Santana, alcançou uma redução de aproximadamente 70 por cento, em comparação a junho do ano que passou. Se comparado ao número do mês de maio ultimo, quando 29 pessoas foram assassinadas, houve considerável declínio neste tipo de crime . No mês de junho deste ano foram registrados 20 homicídios e um latrocínio, o mais baixo numero dos últimos meses, para satisfação do coordenador regional de Policia Civil Ricardo Brito. A delegada Ana Cristina Carvalho, titular da Delegacia de Homicídios (DH), avalia positivamente a redução dos números na cidade e atribui ao trabalho conjunto entre as polícias militar e civil.

Obras da UPA

Na tarde de segunda-feira,30, foi assinada, na sede da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), pelo diretor geral da Sucab, José de Anchieta e o diretor da empresa Lam, Joaquim Mascarenhas, a Ordem de Serviço para o retorno das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Hospital Clériston Andrade, localizado em Feira de Santana. As obras estavam paralisadas desde dezembro de 2012, quando a empresa Link, responsável pela construção, em função de problemas no contrato com a Caixa Econômica Federal, deixou os trabalhos.

O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, que acompanha o projeto desde o seu início, esteve presente no encontro e se mostrou satisfeito com a solução. “Nesse momento, estamos solucionando um grande problema para a cidade de Feira de Santana, chegando ao consenso, após um processo licitatório para reiniciar a obra”, afirmou o parlamentar. A UPA que será instalada no Clériston será a de Porte III. De acordo com a Coordenação de Urgência da Secretaria da Saúde (Sesab), as UPAs de Porte III contam com 13 a 20 leitos de observação e têm a capacidade de atender até 450 pacientes por dia. As obras começarão de imediato com estão previstas para durar 180 dias.

Formação continuada

Entre os dias 25 e 27 de junho, o CEB-Creche (Centro de Educação Básica da Universidade Estadual de Feira de Santana, realizou a Formação Continuada das Educadoras. Foram abordados temas considerados pelos organizadores de fundamental importância para a melhoria da prática pedagógica de quem atua neste espaço “tão singular e rico em experiências”, conforme observou a pedagoga Sheila Pitombo.

A Equipe de Saúde da Creche realizou uma formação na área de primeiros socorros, orientando as educadoras como socorrer as crianças em caso de engasgos e sufocamento. A nutricionista Martha Carvalho falou sobre a importância da alimentação saudável para o bom desenvolvimento das crianças. A psicóloga do Servido Social da Uefs (Sesu), Lucília Navarro, realizou uma Roda de Conversas sobre a educação e os limites comportamentais da criança.

Prefeito viaja sábado

O prefeito José Ronaldo de Carvalho , anuncia mais uma viagem de negócios à Europa. Desta vez, ele segue para Holanda e Itália, entre este sábado, 5, e sábado, 12. Ele estará acompanhado dos secretários de Planejamento Carlos Brito e de Serviços Públicos Manoel Cordeiro Neto. Na sessão de segunda-feira, da Câmara Municipal de Feira de Santana, os vereadores aprovaram a viagem. Na Holanda, entre 6 e 8, visitas a Amsterdam, Capitool, Coeverden e Zwolle. Na Itália, entre 9 e 11, roteiro de visitas a indústrias parceiras de consórcio liderado pela Astrosun em projeto de Eficiência Energética, mais especificamente visita às plantas industriais de painéis fotovoltaicos, equipamentos e iluminação sistema Led: Newcobras e Brandoni Solare, em Castelfidardo – Ancona; e Western Co. Eletronic Equipments – Solar Systems, em San Benedetto del Tronto.

Pós graduação

A Uefs está com inscrições abertas para quatro cursos de pós-graduação. Os editais com as orientações para inscrição estão disponíveis no portal www.uefs.br nas seções Notícias e Editais. Os cursos de pós-graduação com inscrições abertas são: Especialização em Matemática (até 4 de julho), Especialização em Filosofia (4 de julho), Mestrado em Recursos Genéticos Vegetais (18 de julho) e Especialização em Linguística e Ensino-Aprendizagem em Língua Portuguesa (de 3 a 23 de julho de 2014).

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Antonio José Larangeira
Sobre Antonio José Larangeira 3032 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]