Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 02 de julho de 2014

O prefeito Jose Ronaldo de Carvalho que viaja à Europa sábado.
O prefeito Jose Ronaldo de Carvalho que viaja à Europa sábado.
O prefeito Jose Ronaldo de Carvalho que viaja à Europa sábado.
O prefeito Jose Ronaldo de Carvalho que viaja à Europa sábado.

Cai o numero de homicídios

A queda de homicídios registrados no mês passado em Feira de Santana, alcançou uma redução de aproximadamente 70 por cento, em comparação a junho do ano que passou. Se comparado ao número do mês de maio ultimo, quando 29 pessoas foram assassinadas, houve considerável declínio neste tipo de crime . No mês de junho deste ano foram registrados 20 homicídios e um latrocínio, o mais baixo numero dos últimos meses, para satisfação do coordenador regional de Policia Civil Ricardo Brito. A delegada Ana Cristina Carvalho, titular da Delegacia de Homicídios (DH), avalia positivamente a redução dos números na cidade e atribui ao trabalho conjunto entre as polícias militar e civil.

Obras da UPA

Na tarde de segunda-feira,30, foi assinada, na sede da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), pelo diretor geral da Sucab, José de Anchieta e o diretor da empresa Lam, Joaquim Mascarenhas, a Ordem de Serviço para o retorno das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Hospital Clériston Andrade, localizado em Feira de Santana. As obras estavam paralisadas desde dezembro de 2012, quando a empresa Link, responsável pela construção, em função de problemas no contrato com a Caixa Econômica Federal, deixou os trabalhos.

O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, que acompanha o projeto desde o seu início, esteve presente no encontro e se mostrou satisfeito com a solução. “Nesse momento, estamos solucionando um grande problema para a cidade de Feira de Santana, chegando ao consenso, após um processo licitatório para reiniciar a obra”, afirmou o parlamentar. A UPA que será instalada no Clériston será a de Porte III. De acordo com a Coordenação de Urgência da Secretaria da Saúde (Sesab), as UPAs de Porte III contam com 13 a 20 leitos de observação e têm a capacidade de atender até 450 pacientes por dia. As obras começarão de imediato com estão previstas para durar 180 dias.

Formação continuada

Entre os dias 25 e 27 de junho, o CEB-Creche (Centro de Educação Básica da Universidade Estadual de Feira de Santana, realizou a Formação Continuada das Educadoras. Foram abordados temas considerados pelos organizadores de fundamental importância para a melhoria da prática pedagógica de quem atua neste espaço “tão singular e rico em experiências”, conforme observou a pedagoga Sheila Pitombo.

A Equipe de Saúde da Creche realizou uma formação na área de primeiros socorros, orientando as educadoras como socorrer as crianças em caso de engasgos e sufocamento. A nutricionista Martha Carvalho falou sobre a importância da alimentação saudável para o bom desenvolvimento das crianças. A psicóloga do Servido Social da Uefs (Sesu), Lucília Navarro, realizou uma Roda de Conversas sobre a educação e os limites comportamentais da criança.

Prefeito viaja sábado

O prefeito José Ronaldo de Carvalho , anuncia mais uma viagem de negócios à Europa. Desta vez, ele segue para Holanda e Itália, entre este sábado, 5, e sábado, 12. Ele estará acompanhado dos secretários de Planejamento Carlos Brito e de Serviços Públicos Manoel Cordeiro Neto. Na sessão de segunda-feira, da Câmara Municipal de Feira de Santana, os vereadores aprovaram a viagem. Na Holanda, entre 6 e 8, visitas a Amsterdam, Capitool, Coeverden e Zwolle. Na Itália, entre 9 e 11, roteiro de visitas a indústrias parceiras de consórcio liderado pela Astrosun em projeto de Eficiência Energética, mais especificamente visita às plantas industriais de painéis fotovoltaicos, equipamentos e iluminação sistema Led: Newcobras e Brandoni Solare, em Castelfidardo – Ancona; e Western Co. Eletronic Equipments – Solar Systems, em San Benedetto del Tronto.

Pós graduação

A Uefs está com inscrições abertas para quatro cursos de pós-graduação. Os editais com as orientações para inscrição estão disponíveis no portal www.uefs.br nas seções Notícias e Editais. Os cursos de pós-graduação com inscrições abertas são: Especialização em Matemática (até 4 de julho), Especialização em Filosofia (4 de julho), Mestrado em Recursos Genéticos Vegetais (18 de julho) e Especialização em Linguística e Ensino-Aprendizagem em Língua Portuguesa (de 3 a 23 de julho de 2014).

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Antonio José Larangeira 3220 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.