“Bahia cumpre com sucesso a missão de participar da Copa do Mundo 2014”, avalia governador Jaques Wagner

Neste sábado (05/07/2014), a Bahia se despede dos jogos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, com partida entre Holanda x Costa Rica, na Arena Fonte Nova.
Neste sábado (05/07/2014), a Bahia se despede dos jogos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, com partida entre Holanda x Costa Rica, na Arena Fonte Nova.
Neste sábado (05/07/2014), a Bahia se despede dos jogos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, com partida entre Holanda x Costa Rica, na Arena Fonte Nova.
Neste sábado (05/07/2014), a Bahia se despede dos jogos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, com partida entre Holanda x Costa Rica, na Arena Fonte Nova.
Despedida da Copa do Mundo na Arena Fonte Nova.
Despedida da Copa do Mundo na Arena Fonte Nova.
Torcedor da Costa Rica na despedida da Copa do Mundo na Arena Fonte Nova.
Torcedor da Costa Rica na despedida da Copa do Mundo na Arena Fonte Nova.

A Bahia cumpriu a sua tarefa, o Governo do Estado cumpriu a sua missão, o Metrô funcionou, a segurança recebeu nota 10 e a Arena Fonte Nova foi apontada pelos torcedores como a arena em que se sentiram mais seguros. A avaliação é do governador Jaques Wagner, que dedica grande parte de seu programa de rádio desta semana para falar sobre os resultados positivos que a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 deixa para o Estado.

Encerrada a fase de grupos do mundial, a Bahia tem muito que comemorar: com toda a mídia gerada pela Copa, especula-se que aproximadamente três bilhões de pessoas em todo o mundo tenham acompanhado os jogos que aconteceram por aqui. Além disso, três seleções ficaram sediadas em nosso Estado e também fora da capital os resultados são positivos, com a movimentação da economia.

“Sinceramente, só temos o que comemorar. Acho que é uma vitória do povo brasileiro, essa que está sendo chamada de a Copa das Copas”, afirma o governador.

No programa ‘Conversa com Governador’ desta semana Jaques Wagner fala também de sua agenda para o interior do Estado, com visitas, na sexta-feira (11), a Cristópolis, onde inaugura novos serviços no Hospital Antônio José de Araújo, e a Formosa do Rio Preto, para a assinatura da ordem de serviço para a implantação do sistema de abastecimento de água na zona rural do município.

Dever cumprido

“Na verdade, o primeiro sentimento é o de dever cumprido. Graças a Deus, conseguimos cumprir a nossa tarefa na Bahia. Em Salvador, correu tudo bem. O Governo do Estado cumpriu a sua missão, está aí o Metrô que funcionou nos dias de Copa, a segurança recebeu nota 10 e a Arena Fonte Nova, na avaliação de torcedores do Brasil e do mundo, através de pesquisa feita na UOL, obteve o primeiro lugar como a arena mais bonita, a arena que eles se sentiram mais seguros. Realmente, foi um espetáculo, foram jogos muito bons. Apenas no último jogo nós não tivemos gols no tempo regulamentar nem na prorrogação. Mas, de qualquer forma, o resultado foi 4 a 3, também uma goleada, com a disputa de pênaltis”, comemorou Wagner.

Gol Verde

“No total, nós temos aí perto de 35 mil árvores que vamos plantar nas reservas ambientais do Estado, com aquele programa que nós lançamos através da Secopa, que é o Gol Verde – para cada gol marcado aqui na nossa arena, o Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente, vai plantar 1.111 árvores. As pessoas sempre me perguntaram – por que 1.111? Porque, segundo os agrônomos, 1.111 é o número de árvores que cabem em um campo de futebol. Como foram muitos gols aqui, nós vamos plantar perto de 35 mil ou um pouquinho mais na nossa reserva. Esse é um outro legado, outro presente que a Copa deixa para o Estado da Bahia, além de turistas que vieram aqui, a alegria, as festas no Farol da Barra, o São João no Pelourinho que foi aproveitado pelos turistas. Então, eu creio que nós só temos a comemorar”.

Capacidade e hospitalidade

“Não tenho dúvida de que mesmo aqueles que eram mais descrentes, se dobraram e se convenceram que foi um grande evento. O Brasil e os brasileiros mostraram a nossa pluralidade, mostraram a nossa diversidade, mostraram a nossa hospitalidade e a capacidade da nossa gente de organizar um grande evento. Eu acho que o Brasil foi visto por dois, três bilhões de pessoas no mundo inteiro. Salvador também. Acho que é uma vitória do povo brasileiro essa que está sendo chamada como a Copa das Copas. A imprensa internacional, 40% votou como a melhor Copa dos últimos tempos, seguido da Copa na Alemanha, com 20%. Como a gente já esperava, todo mundo se vestiu de verde e amarelo, torcendo pelo Brasil, torcendo para passar pela Alemanha e levantar o caneco no Maracanã, agora em terras brasileiras, pela sexta-vez”.

Povo baiano faz a festa

“Considero que foi positivo na mobilidade, na segurança, na hospitalidade. É muito bom para o pessoal de hotel, de bar, de restaurante, de táxi, porque o movimento cresce muito. Até do ponto de vista da economia é um resultado extremamente positivo. Nós ainda tivemos o benefício que três seleções ficaram sediadas na Bahia – a Croácia, na primeira etapa aqui em Mata de São João, em Praia do Forte, e lá em Santa Cruz Cabrália e em Porto Seguro, onde ficaram a Alemanha e Suíça. Então, até fora de Salvador, onde houve a concentração maior, nós tivemos consequências positivas da Copa do Mundo – o Aeroporto funcionou a contento, então eu só tenho a comemorar junto com vocês, porque quem faz a festa é o povo baiano, é o povo brasileiro, e nós demos as condições para que tudo acontecesse da melhor forma possível”.

Novos equipamentos para segurança pública

Além do incremento na economia, a Copa 2014 também deixa para a Bahia um legado na área da segurança pública: “Naquele item que mais nos preocupa, que é a questão de segurança, também ganhamos, porque muitos equipamentos como câmeras de vídeo, de monitoramento, equipamentos que foram comprados pelo Governo Federal, pelo Ministério da Justiça e doados ao Governo do Estado, eles permanecem aqui. Então, esse será mais um legado da Copa: nós ficamos com mais equipamentos para que a gente possa continuar a nossa batalha contra o crime, pela paz, dentro da área de segurança pública”.

Agenda no interior do Estado

A torcida pela seleção brasileira continua e a agenda do governador prossegue pelo interior do Bahia. Esta semana, Jaques Wagner leva importantes ações para os municípios de Cristópolis e Formosa do Rio Preto, no oeste do Estado:

“A gente continua torcendo, mas não pode parar de trabalhar. Essa semana irei ao município de Cristópolis, na sexta-feira. Vou inaugurar o Hospital Antônio José de Araújo, onde o Governo do Estado repassou um valor de R$ 148 mil para oferecer aos usuários do SUS serviços de média complexidade como diagnóstico por Raio X e ultrassom, fisioterapia, internação cirúrgica, obstétrica, pediátrica, entre outros. O investimento em um ano totalizará um milhão e setecentos mil… Ou seja, outros investimentos que nós vamos fazer para que a gente possa oferecer um maior volume de internações”.

“Irei também a Formosa do Rio Preto para a assinatura da ordem de serviço para a implantação do sistema de abastecimento de água na zona rural do município, onde a gente vai atender às localidades de Arroz de Baixo, Arroz de Cima e Lagoin, com investimento total de R$ 2,1 milhão”.

Corrente positiva

Sempre confiante na vitória da seleção brasileira e na conquista do hexa, Jaques Wagner encerra o programa propondo uma corrente positiva: “Vamos continuar na torcida para que a gente possa ter essa alegria no dia 13. Já estamos entre as quatro melhores seleções e, quem sabe, seremos a melhor. Vamos levantar o caneco do hexa e nos encontrar novamente na semana que vem, em mais um Conversa com o Governador. Obrigado a todos, uma boa semana de muito trabalho, muita saúde e muita paz para cada um de vocês”.

Confira o áudio do programa

O programa ‘Conversa com o Governador’ é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom), veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação. Está disponível no site da Secom (www.secom.ba.gov.br) e pelo telefone 0800-071-7328.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111137 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]