

A Indústria São Miguel (ISM) comemora a conquista no Brasil das ISO’s 9001 de gestão de qualidade, 14001 de sistemas de gestão ambiental e OHSAS 18001 de gestão de segurança e saúde no trabalho. A fábrica de bebidas da ISM em Alagoinhas (Bahia), em operação desde agosto de 2012, produzindo o refrigerante Goob e o energético Ener Up, trabalha com as melhores normas de qualidade, cuidando do meio ambiente e da segurança ocupacional. Através do aperfeiçoamento contínuo dos seus processos, a ISM cumpriu de maneira satisfatória as normas internacionais, alcançando os padrões que a empresa pratica em outros países sob a norma ISO.
As ISO’s são normas criadas pela International Organization for Standardization (ISO) que estabelecem diretrizes de qualificação para empresas. A avaliação é feita pela Bureau Veritas, líder mundial em Serviços de Testes, Inspeções e Certificações. A ISM é a primeira empresa peruana de bebidas a conquistar a tripla certificação em dois países, Peru e República Dominicana, e agora, no Brasil. “A tripla certificação atesta a nossa preocupação e o nosso comprometimento com a qualidade, a segurança e a preservação ambiental”, diz a gerente geral do Brasil, Katerina Añaños.
Dentre as ações adotadas desde a construção da fábrica e certificadas pela ISO, comprovando a excelência em qualidade da empresa, estão: alinhamento das normas e procedimentos internacionais; adoção de ações de cuidados com o meio ambiente, como sistema de tratamento de efluentes holandês, um dos mais avançados do mundo, além de outras medidas, como conscientização e capacitação profissional sobre as três ISSO’s. “Para a família ISM, a conquista das ISO’s 9001, 1401 e OHSAS 18001 é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido e uma garantia de qualidade para parceiros, colaboradores e consumidores baianos”, conclui a gerente geral do Brasil.
Katerina ressalta que o objetivo da ISM em todas as praças onde atua é oferecer os melhores produtos e serviços. Na fábrica de Alagoinhas, onde são produzidos o refrigerante Goob e o energético Ener Up, que abastecem os mercados da Bahia e de Sergipe, foi gerado cerca de 700 empregos diretos e indiretos.
A unidade fabril baiana é composta de linha de produção, áreas de estoque, suporte, manutenção, captação de água e tratamento de efluentes. Os equipamentos são os mais modernos instalados no Nordeste: a sala de xaroparia é de origem alemã, de trabalho contínuo; a linha de produção é francesa e o sistema de tratamento de efluentes é holandês, um dos mais avançados do mundo.