Feira de Santana: vereador denuncia descaso com Casarão Olhos D’água

Casarão dos Olhos D'Água em Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Casarão dos Olhos D'Água em Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Casarão dos Olhos D'Água em Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Casarão dos Olhos D’Água em Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

Na manhã desta segunda-feira (16/06/2014), o vereador Isaías de Diogo (PPS) usou a tribuna da Câmara Municipal para reclamar da falta de atenção com o Casarão dos Olhos D’água, o mais antigo patrimônio de Feira de Santana, localizado na rua Araújo Pinho. Segundo historiadores, o imóvel teria sido a primeira habitação erguida no município pelos fundadores da cidade, o casal Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandão. 

“Estive passando hoje ali naquele Casarão e vi um abandono total por parte das pessoas que administram aquele imóvel”, afirmou o edil, ressaltando que o mato e a sujeira tomam conta do local.

Ele ressaltou que após a recuperação do Casarão, em 2006, pelo poder público em parceria com a iniciativa privada, o imóvel passou a funcionar como ponto turístico “e, as pessoas que procuram aquele local, elas pagam uma taxa de locação para usufruir do espaço, mas infelizmente no ponto de referência, onde nasceu a cidade de Feira de Santana, observamos o desmantelo, o maltrato com o bem, que poderia estar ali funcionando como um pequeno museu”, lamentou.

Indignado, Isaías chamou a atenção das autoridades competentes para o problema da falta de manutenção do referido Casarão. “quero chamar a atenção também dessa instituição que está explorando o espaço do Casarão. Que tenha amor por aquele espaço, porque, diga-se de passagem, ali é o referencial para a cidade de Feira de Santana, e nós não podemos deixar, mais uma vez, que aquela casa venha sofrer o abandono por conta da má administração”, pontuou.

Em aparte, o líder do governo na Câmara, Carlito do Peixe (DEM), fez questão de salientar que  a administração do Casarão dos Olhos D’água não é de competência do Governo do Município. “É de responsabilidade da Fundação da família Pedra”.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108723 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]