Sedes e Neojiba lançam Núcleo de Prática Orquestral em Feira de Santana

Cena da apresentação de concerto da orquestra dos mais jovens do NEOJIBA, no Teatro castro Alves, em Salvador.
Cena da apresentação de concerto da orquestra dos mais jovens do NEOJIBA, no Teatro castro Alves, em Salvador.
Cena da apresentação de concerto da orquestra dos mais jovens do NEOJIBA, no Teatro castro Alves, em Salvador.
Cena da apresentação de concerto da orquestra dos mais jovens do NEOJIBA, no Teatro castro Alves, em Salvador.

Segunda maior cidade da Bahia, Feira de Santana (a 108 Km de Salvador) ganha um núcleo do Programa Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) por meio de ação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). O Núcleo de Prática Orquestral (NPO) é lançado hoje, quarta-feira (11/06/2014), às 19h, no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana, com a apresentação da Orquestra Juvenil da Bahia.

A criação do Núcleo de Feira de Santana replicará a experiência bem sucedida de criação do Neojiba em Salvador, em 2007, selecionando jovens músicos para composição de uma Orquestra Juvenil de excelência e capacitando-os para o ensino e a multiplicação da metodologia, que une a música à integração social. Crianças e adolescentes que vivem próximas às Bases Comunitárias de Segurança (BCS), do Programa Pacto Pela Vida em Feira de Santana, serão beneficiados com aulas de iniciação musical, canto coral e instrumentos musicais oferecidas pelos músicos da orquestra juvenil. As datas das audições para criação da Orquestra Juvenil de Feira de Santana serão divulgadas no evento.

O Neojiba utiliza a prática musical coletiva como ferramenta para a transformação social e o desenvolvimento humano. A implantação do Núcleo, além de gerar oportunidades de profissionalização para jovens músicos do município, oferecerá ações socioculturais para a população de áreas vulneráveis de Feira. Os participantes receberão, além do ensino musical, o acompanhamento individual e familiar, possibilitando o acesso a outros programas sociais oferecidos pela Sedes e demais secretarias estaduais.

De acordo com o secretário Cezar Lisboa, a chegada do Neojiba à Sedes possibilita um novo caminho para a inclusão socioprodutiva, tendo a música como instrumento. “Essa parceria vai redimensionar espaços das Bases Comunitárias e dos Centros Sociais Urbanos e priorizar a participação de pessoas com perfil CadÚnico e egressos da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), integrando ações sociais no âmbito do Pacto Pela Vida”, destacou Lisboa.

Oportunidade e parcerias

Para o fundador e diretor geral do Neojiba, Ricardo Castro, a abertura de mais um Núcleo de Prática Orquestral representa a expansão das ações inclusivas do programa para a juventude baiana. “Em consonância com nossa meta de expansão, a chegada do Neojiba na segunda maior cidade da Bahia será um marco na história do desenvolvimento e integração social por meio da música em nosso estado”, afirmou.

A implantação do Núcleo contará com o apoio local da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), por meio do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), que atua como um forte polo musical no estado através do Seminário de Música, criado há 51 anos, e sedia o curso de Licenciatura em Música, fundado em 2010. O núcleo contará ainda com a parceria do Instituto Antonio Gasparini, entidade da sociedade civil.

Neojiba

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo da Bahia, o Neojiba é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e tem como objetivo alcançar o desenvolvimento humano e a integração social de crianças, adolescentes e jovens, por meio da prática musical coletiva e de excelência.

O Neojiba beneficia diretamente mais de 900 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa, no Teatro Castro Alves, e em Núcleos de Prática Orquestral e Coral na Península Itapagipana, no Nordeste de Amaralina e no Bairro da Paz, além dos municípios de Simões Filho e Trancoso. O programa também apoia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, levando seus resultados a jovens músicos de mais de 20 municípios em toda a Bahia.

Serviço:

O quê: lançamento do Núcleo de Prática Orquestral do Neojiba em Feira de Santana

Onde: Centro de Cultura Amélio Amorim. Av. Presidente Dutra, 2222, Capuchinhos, Feira de Santana.

Quando: quarta-feira (11/06/2014), às 19h.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116781 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.