Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana cria portal para gestão da merenda escolar

Administração de José Ronaldo de Carvalho cria portal para gestão da Merenda Escolar.
Administração de José Ronaldo de Carvalho cria portal para gestão da Merenda Escolar.
Administração de José Ronaldo de Carvalho cria portal para gestão da Merenda Escolar.
Administração de José Ronaldo de Carvalho cria portal para gestão da Merenda Escolar.

Garantir mais organização ao processo de entrega da merenda nas escolas municipais. Este é o objetivo do Portal da Merenda Escolar que acaba de ser lançado pela Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana com o propósito de integrar os dados da alimentação escolar entre as escolas e o setor responsável pela gestão da merenda, a Divisão de Apoio ao Estudante, na Seduc.

O portal já pode ser acessado de maneira simplificada, por gestores das escolas e a equipe do setor, na página do Sistema Integrado de Educação. Os gestores das escolas têm até o dia 30 de junho de 2014 para informar no portal os alimentos disponíveis no estoque das suas respectivas unidades de ensino.

Todos os itens da merenda escolar estão sendo catalogados e contabilizados no portal antes da distribuição. Com a mudança, no ato de recebimento da merenda, os gestores das escolas devem confirmar no sistema a quantidade e os itens que chegam à sua unidade de ensino, o que é definido com base na quantidade de alunos matriculados, faixa etária e no cardápio.

O acompanhamento da distribuição dos itens bem como da oferta deles nas escolas é de responsabilidade do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento Educacional, no qual está inserida a Divisão de Apoio ao Estudante, e também do Almoxarifado.

Com o novo sistema, a expectativa da Seduc é aumentar o controle sobre a demanda de alimentos nas escolas, procurando evitar assim que faltem itens da merenda escolar. A equipe observará a quantidade necessária de alimentos para cada escola, a indicação de cada produto com base na faixa etária dos estudantes, a quantidade de alunos aos quais será preparada e servida a merenda e ainda no cardápio que muda conforme a idade das crianças.

A secretária de Educação, Jayana Ribeiro, avalia a mudança: “Nosso objetivo é buscar mais organização no desenvolvimento dos processos a fim de melhorar o funcionamento das escolas. Por outro lado, para que haja uma gestão eficiente, é necessária a participação dos gestores das escolas, da própria Seduc e também do setor responsável”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109743 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]