Professor da Uefs lança coleção multicultural em edição francesa

Professor Humberto de Oliveira.
Professor Humberto de Oliveira.
Professor Humberto de Oliveira.
Professor Humberto de Oliveira.

Cada vez mais, o trabalho em literaturas e culturas aproxima pesquisadores de diferentes continentes, nos quais a vontade de confrontar saberes, estudos e produções torna-se mais ardorosa. Movido por esse leitmotiv, o professor doutor Humberto Luiz Lima de Oliveira, do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), está implementando a Coleção Literaturas e Culturas Afro-Americanas (Littératures et cultures afro-américaines), em língua francesa.

Em parceria com os colegas estrangeiros, a professora doutora Marie-Rose Abomo-Maurin (Université deYaoundé1,Camarões/França) e professor doutor Maurice Amuri Mpala Lutebele (Université de Lubumbashi-República), Humberto Oliveira espera que a Coleção se constitua em um espaço privilegiado para a necessária visibilidade tanto dos Estudos em Literaturas e Culturas Afro-Americanas quanto num valioso instrumento de divulgação e difusão da criação literária do mundo afro-americano.

Sob o selo da prestigiosa editora francesa L’ Harmattan, o primeiro livro será uma coletânea de poemas de Marie-Rose Abomo-Maurin, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2014. Logo após, será a vez de uma coletânea de ensaios com o tema “Terras de Exílios, terras de acolhida: identidades” que foi objeto do seminário realizado na Uefs em junho de 2013.

Segundo Humberto Oliveira, que também coordena Centro de Estudos em Literaturas e Culturas Franco-Afro-Americanas (Celcfaam/Uefs), “a Coleção quer dialogar com as várias áreas do conhecimento e dos saberes, articulando-se com as Ciências Naturais, Sociais e Humanas, da Sociologia ao Direito, da Política à Geografia, pois tem como ponto de partida e de chegada o Ser Humano em sua mais ampla complexidade e não menor diversidade”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115150 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.