Papa Francisco comenta sobre a Copa do Mundo no Brasil: “O futebol deve ser uma escola para construção de uma cultura do encontro”

Papa Francisco.
Papa Francisco.

Foi divulgada, nesta quarta-feira (11/06/2014), mensagem do papa Francisco por ocasião da Copa do Mundo 2014, que se inicia nesta quinta-feira (12). O papa saudou a presidenta Dilma Rousseff e agradeceu a oportunidade de dirigir algumas palavras aos participantes e espectadores do Mundial.

“Para vencer é preciso superar o individualismo, o egoísmo, todas as formas de racismo, de intolerância e de instrumentalização da pessoa humana. Não é só no futebol que ser “fominha” constituiu obstáculo para o bom resultado do time. Quando somos “fominhas” na vida, ignorando as pessoas que nos rodeiam, toda a sociedade fica prejudicada.”

O papa espera que, além de festa do esporte, essa Copa possa tornar-se a festa da solidariedade entre os povos. Ele ainda destacou que o esporte não é apenas uma forma de entretenimento, mas, sobretudo, um instrumento para comunicar valores que ajudam na construção de uma sociedade mais pacífica e fraterna.

“Pensemos na lealdade, na perseverança, na amizade, na partilha, na solidariedade. De fato, são muitos os valores e atitudes fomentados pelo futebol que se revelam importante não só no campo mas em todos os aspectos da existência, concretamente na construção da paz. O esporte é escola da paz.”

Confira o vídeo

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116731 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.