Mostra de Alberto Ferreira reúne momentos marcantes da seleção nas Copas de 1962 a 1986

Mostra "O Futebol Arte nas Lentes de Alberto Ferreira”.
Mostra "O Futebol Arte nas Lentes de Alberto Ferreira”.
Mostra "O Futebol Arte nas Lentes de Alberto Ferreira”.
Mostra “O Futebol Arte nas Lentes de Alberto Ferreira”.

Quem visitar o Palácio do Planalto no período da Copa poderá conferir “O Futebol Arte nas Lentes de Alberto Ferreira”. A mostra reúne os principais registros do fotógrafo durante os Mundiais de 1962, 1970, 1982 e 1986 – incluindo a icônica foto da bicicleta de Pelé, uma das imagens brasileiras mais reproduzidas no mundo e que integra o acervo da Maison Européenne de la Photographie, em Paris.

Alberto Ferreira nasceu na Paraíba e mudou-se para o Rio de Janeiro em 1950. Trabalhou no Jornal do Brasil por três décadas, das quais 25 anos foram dedicados ao precursor cargo de editor de fotografia. Sua técnica original e a forma com que organizou o departamento inovaram o fotojornalismo e foram padrão para imprensa brasileira durante anos. Com sua câmera, Ferreira esteve em seis Copas do Mundo, quatro Olimpíadas e testemunhou a construção de Brasília.

“A gente tinha que ter alguma coisa aqui para mostrar a importância do nosso futebol e, obviamente, a de um profissional que dedicou a vida para esse trabalho. Meu pai é um fotógrafo reconhecido internacionalmente, mas muito pouco conhecido no Brasil”, comenta o filho de Alberto, Carlos Ferreira.

Ele conta que um dos sonhos do pai era o de fotografar o evento no país, mas, infelizmente, ele faleceu aos 75 anos em 2007. “Hoje a gente tem uma Copa no Brasil e a obra dele está aqui no Palácio, então para mim é motivo de enorme orgulho.”

A exposição conta com outro momento histórico do rei do futebol. Intitulada “O rei se curva ante a dor que o Brasil todo sentiu”, a foto mostra o instante exato em que Pelé se machuca durante a segunda partida da seleção na Copa de 1962, no Chile, ficando fora do campeonato. A imagem rendeu a Ferreira o Prêmio Esso de Jornalismo, o mais importante da categoria no país.

Há ainda imagens da seleção brasileira tricampeã de 1970, empunhando a Taça Jules Rimet, e uma sequência de quatro imagens do clássico gol do Falcão contra a Itália na Copa de 1982. Para conferir, visite o Palácio do Planalto até 13 de julho.

A entrada é gratuita e os horários para visitação é das 9h às 12h ou das 14h30 às 17h30 (nos dias de jogos do Brasil ou em Brasília, a visitação ocorre das 9h às 11h). A trajetória e legado fotográfico de Alberto Ferreira também podem ser consultados em seu site oficial.

Confira imagens da exposição

Loading Images
wpif2_loading
Mostra
Mostra
Mostra
Mostra
Mostra
Mostra
Mostra
 

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111224 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]