

Quem visitar o Palácio do Planalto no período da Copa poderá conferir “O Futebol Arte nas Lentes de Alberto Ferreira”. A mostra reúne os principais registros do fotógrafo durante os Mundiais de 1962, 1970, 1982 e 1986 – incluindo a icônica foto da bicicleta de Pelé, uma das imagens brasileiras mais reproduzidas no mundo e que integra o acervo da Maison Européenne de la Photographie, em Paris.
Alberto Ferreira nasceu na Paraíba e mudou-se para o Rio de Janeiro em 1950. Trabalhou no Jornal do Brasil por três décadas, das quais 25 anos foram dedicados ao precursor cargo de editor de fotografia. Sua técnica original e a forma com que organizou o departamento inovaram o fotojornalismo e foram padrão para imprensa brasileira durante anos. Com sua câmera, Ferreira esteve em seis Copas do Mundo, quatro Olimpíadas e testemunhou a construção de Brasília.
“A gente tinha que ter alguma coisa aqui para mostrar a importância do nosso futebol e, obviamente, a de um profissional que dedicou a vida para esse trabalho. Meu pai é um fotógrafo reconhecido internacionalmente, mas muito pouco conhecido no Brasil”, comenta o filho de Alberto, Carlos Ferreira.
Ele conta que um dos sonhos do pai era o de fotografar o evento no país, mas, infelizmente, ele faleceu aos 75 anos em 2007. “Hoje a gente tem uma Copa no Brasil e a obra dele está aqui no Palácio, então para mim é motivo de enorme orgulho.”
A exposição conta com outro momento histórico do rei do futebol. Intitulada “O rei se curva ante a dor que o Brasil todo sentiu”, a foto mostra o instante exato em que Pelé se machuca durante a segunda partida da seleção na Copa de 1962, no Chile, ficando fora do campeonato. A imagem rendeu a Ferreira o Prêmio Esso de Jornalismo, o mais importante da categoria no país.
Há ainda imagens da seleção brasileira tricampeã de 1970, empunhando a Taça Jules Rimet, e uma sequência de quatro imagens do clássico gol do Falcão contra a Itália na Copa de 1982. Para conferir, visite o Palácio do Planalto até 13 de julho.
A entrada é gratuita e os horários para visitação é das 9h às 12h ou das 14h30 às 17h30 (nos dias de jogos do Brasil ou em Brasília, a visitação ocorre das 9h às 11h). A trajetória e legado fotográfico de Alberto Ferreira também podem ser consultados em seu site oficial.
Confira imagens da exposição
[wp-flowplus]