Localizado em Lauro de Freitas, Centro Panamericano de Judô tem previsão de inauguração em julho de 2014

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Obras do Centro Panamericano de Judô estão em fase de conclusão.
Obras do Centro Panamericano de Judô estão em fase de conclusão.
Obras do Centro Panamericano de Judô estão em fase de conclusão.
Obras do Centro Panamericano de Judô estão em fase de conclusão.

Em fase de acabamento e com previsão para inaugurar no próximo mês de julho, o Centro Panamericano de Judô (CPJ) recebeu nesta quarta-feira (18/06/2014) a visita técnica de representantes da Confederação Panamericana de Judô. O empreendimento localizado na praia de Ipitanga, no município de Lauro de Freitas, contou com um investimento de R$ 33 milhões, e é o mais novo e moderno centro de excelência de judô construído na América do Sul.

Construído pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com o Ministério do Esporte, a Confederação Pan-Americana de Judô e a prefeitura de Lauro de Freitas, o CPJ tem como objetivo servir de palco para a preparação dos atletas de judô dos países Pan-Americanos que estarão presentes nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

O secretário da Setre, Nilton Vasconcellos, explica que no local será instalado um núcleo do Avança Judô, projeto social que atende a milhares de crianças em alguns estados brasileiros. Inicialmente, serão beneficiadas 200 crianças e jovens de escolas públicas de Salvador e Lauro de Freitas, com iniciação na prática do judô, fortalecendo, assim, a formação da cidadania.

Segundo o presidente da Confederação Panamericana de Judô, Paulo Wanderley, o projeto atende a todas as exigências técnicas da Federação Internacional de Judô e foi construído como estratégia para o desempenho do país nas competições de 2016.

O medalhista olímpico de judô, Rogério Sampaio, afirmou que a estrutura do centro superou suas expectativas. “A estrutura atende plenamente às necessidades dos judocas que vão treinar aqui, bem como o desenvolvimento de competições. Ao conhecer esse espaço fiquei com vontade de voltar aos 20 anos de idade para poder utilizar essas instalações”, afirmou.

Estrutura

O centro ocupa uma área de 20 mil m² e terá três prédios, contendo ginásio climatizado com oito áreas oficiais para treinamento e quatro para competição e capacidade para cerca de duas mil pessoas, centro de preparação e recuperação física de atletas e área de estacionamento com 325 vagas; estrutura administrativa com restaurante, museu do judô, centro de capacitação profissional, auditório para 200 pessoas, sala vip e centro de treinamento; alojamento com dez suítes, 12 dormitórios duplos, oito quádruplos e sala de jogos; piscina; quadra poliesportiva; e pista de corrida de 100 metros com quatro raias para aquecimento dos atletas.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113710 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]