Líder do governo Wagner destaca investimentos federais na Bahia: “3,7 milhões de moradores da zona rural do estado estão sendo beneficiados através do PAC 2”

Deputado Zé Neto, líder do governo Wagner, comemora investimentos federais na Bahia.
Deputado Zé Neto, líder do governo Wagner, comemora investimentos federais na Bahia.
Deputado Zé Neto, líder do governo Wagner, comemora investimentos federais na Bahia.
Deputado Zé Neto, líder do governo Wagner, comemora investimentos federais na Bahia.

Em clima de Copa do mundo e de São João, foram entregues a municípios baianos, nesta segunda-feira (16/06/2014), os últimos equipamentos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2 Equipamentos). São 26 motoniveladoras que vão auxiliar nas obras de infraestrutura das áreas rurais. O investimento nessa etapa é de cerca de R$ 11,9 milhões. Com esta doação, o Governo Federal terá entregado 1.777 equipamentos ao estado, com investimento superior a R$ 487 milhões, distribuídos entre 397 municípios.

Na ocasião, o deputado estadual, Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia comemorou a entrega de mais equipamentos aos municípios, e ressaltou o papel dos governos do estado e federal na interiorização do desenvolvimento, na Bahia.

“Hoje estamos celebrando a entrega das últimas máquinas, através do PAC 2, na Bahia. Bahia esta que é proporcionalmente, o estado do Brasil que mais recebeu equipamentos, principalmente os municípios atingidos pela seca, a pior seca já vivida em 80 anos. O que se coloca nesse momento é: Como estão as estradas dos munícipios? Quantos municípios receberam equipamentos? Quantos equipamentos chegaram em cada município? Só temos a agradecer ao empenho do governador Jaques Wagner, ao empenho do MDA, e da presidenta Dilma por melhorar a vida da população baiana que vive no interior”, finalizou Zé Neto.

O delegado federal do Ministério do Movimento Agrário (MDA) no estado, Welliton Rezende, parabenizou a pro atividade dos deputados baianos em apoiar os municípios da Bahia, além de destacar os cerca de 60 mil quilômetros de estradas vicinais que já estão sendo recuperados pelos equipamentos do PAC 2. “As obras vão facilitar a circulação de pessoas e serviços em todo o estado, que possui oito cadeias produtivas com forte presença da agricultura familiar: mandioca, fruticultura, caprino-ovinocultura, café, cacau, cana, leite e mel”, disse.

Municípios beneficiados

A última etapa contemplou 26 municípios baianos. A prefeita de Itajuípe, Gilka Badaró comemorou o recebimento de mais um equipamento. De acordo a prefeita, a interlocução entre seu município e governo foi feita graças ao apoio do deputado Zé Neto. “Esse é o terceiro equipamento que recebemos. Estamos no caminho certo para o desenvolvimento e crescimento de Itajuípe, e isso se dá graças ao importante apoio do deputado Zé Neto”, afirmou.

No município de São José da Vitória, por exemplo, os equipamentos realizam obras de reestruturação de aproximadamente 50 quilômetros de vias que ligam o campo à cidade. Segundo o prefeito Roberto Francisco dos Santos, mais conhecido como “Dute”, o município, que possui cerca de seis mil habitantes, é um dos menores do estado e, sozinho, não teria condições de adquirir veículos agrícolas. “Somente com a verba arrecadada pela prefeitura, não conseguiríamos comprar nenhuma dessas máquinas”, explica.

PAC BA

Cada localidade, que possui menos de 50 mil habitantes, terá recebido uma motoniveladora, uma retroescavadeira e um caminhão-caçamba. Além desses veículos, para auxiliar no abastecimento de água, 293 municípios localizados no Semiárido baiano receberam um caminhão-pipa e uma pá-carregadeira, cada. Aproximadamente 73 mil pessoas que vivem no campo serão beneficiadas. Entre elas, estão 8,6 mil famílias de agricultores familiares.

Após a conclusão da ação do Governo Federal no estado, os benefícios devem alcançar cerca de 3,7 milhões de moradores da zona rural. As obras realizadas pelos equipamentos também vão ajudar no escoamento da produção de mais de 644 mil famílias de agricultores.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112633 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]