Governador Jaques Wagner inaugura moderna indústria farmacêutica em Simões Filho

Sede Industrial da Bahiafarma em Simões Filho.
Sede Industrial da Bahiafarma em Simões Filho.
Sede Industrial da Bahiafarma em Simões Filho.
Sede Industrial da Bahiafarma em Simões Filho.
Governador Jaques Wagner inaugura sede Industrial da Bahiafarma em Simões Filho.
Governador Jaques Wagner inaugura sede Industrial da Bahiafarma em Simões Filho.

Inaugurada na manhã desta quinta-feira (26/06/2014) pelo governador Jaques Wagner, no Centro Industrial de Aratu (CIA Sul), em Simões Filho, a nova unidade da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos – a Bahiafarma – vai produzir medicamentos de interesse social para o Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando a oferta e reduzindo o custo para a rede pública.

O governador afirmou que a retomada da Bahiafarma, após 12 anos, vai ampliar a oferta de remédios distribuídos pelo SUS. “Trata-se de um recomeço em outro patamar com esforço grande do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal e com o laboratório privado que faz a transferência de tecnologia e já com planejamento de expansão nos próximos cinco anos, trazendo emprego, saúde e tecnologia”. A entrega da fábrica que contou com investimentos de R$ 27 milhões, sendo R$ 12 milhões do Governo do Estado, teve as presenças do ministro da Saúde, Arthur Chioro, e do secretário da Saúde do Estado, Washington Couto.

Apresentado na cerimônia de inauguração, o primeiro medicamento a ser produzido pela unidade é a Cabergolina, indicado para pessoas com distúrbios hormonais, como os que interferem na produção do leite materno, por exemplo. Com a fabricação na Bahia em uma indústria pública, o produto farmacêutico, atualmente importado da Itália e da Argentina, passará a ser fornecido ao ministério da Saúde pela metade do preço de mercado, sendo distribuído gratuitamente através do SUS. A redução nos custos reflete diretamente no orçamento para o pacientes que necessitam do remédio.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108296 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]