Fiorella Mannoia, diva da música Italiana, faz primeiro show na Bahia

Fiorella Mannoia apresenta show no Teatro Castro Alves em Salvador.
Fiorella Mannoia apresenta show no Teatro Castro Alves em Salvador.
Fiorella Mannoia apresenta show no Teatro Castro Alves em Salvador.
Fiorella Mannoia apresenta show no Teatro Castro Alves em Salvador.

Madrinha do Projeto Axé, fundado pelo italiano Cesare de Florio La Rocca, ONG que atende há 24 anos, mais de 20 mil crianças, adolescentes e jovens socialmente desfavorecidos na Cidade de Salvador,Bahia. A cantora italiana convida para sua apresentação, na posição de participações especias bailarinos e percussionistas orientados na Arteducação do Projeto Axé.

Conhecida como “a diva da música italiana”, a cantora e compositora Fiorella Mannoia faz sua primeira apresentação no Brasil – no dia 06 de junho (6ª feira), às 21h, no Auditório Ibirapuera. No dia 07 de junho ( sábado), às 21h, a cantora se apresenta no Teatro Castro Alves, na capital baiana.

O show marca o lançamento do CD “SUD”- uma homenagem ao sul do mundo – e conta com a participação especial de jovens bailarinos e percussionistas do Projeto Axé, com sede em Salvador (BA).

O show de Fiorella – uma realização da produtora cultural Amália Tarallo em parceria com a Embaixada da Itália no Brasil – integra a programação de ITÁLIA NA COPA, projeto idealizado pela representação diplomática italiana, com o objetivo de promover a imagem do país, através de atividades culturais, sociais e científico tecnológicas. A programação teve início em abril com a apresentação da cantora Mariella Nava.

Com 40 anos de carreira, Fiorella é um dos grandes nomes da música italiana atual, com forte interação com a ‘word music’ .Seu CD “SUD” é o primeiro com composições suas. Acompanhada por sua banda, a artista apresenta,no show de lançamento do álbum, as canções “Si solo mi guardasse” e “In Viaggio”, letras de sua autoria, “Ah Che Sarà”(versão em italiano da música O que Será, de Chico Buarque de Hollanda) ,”Quando eu venho de Luanda”, música interpretada pelos jovens do Projeto Axé, “I Treni a Vapore”, com um arranjo percussivo marcante, “No è um film”, com um rap na abertura e gravada com a participação especial do MC Frankie HI-NRG , “Convivere”, uma toada com arranjo caribenho, “Quando l’angelo vola”, com uma introdução e arranjo de raízes africanas, a balada “Il Cielo d’Irlanda” e as românticas como “Io Non ho paura”, “Portami via” e a música que é tema do Cd “Torno al sud”( Vuelvo ao sur), de Astor Piazzola, com tradução e adaptação da letra feita por Fiorella, entre outras.

SOBRE FIORELLA MANNOIA

Fiorella fez várias participações no Festival de Sanremo, o mais importante evento musical da Itália. Integra sua discografia, o álbum “Onda Tropicale”, gravado em 2006, com músicas como “O que Será” (Chico Buarque), “Cravo e Canela” (Milton Nascimento/Ronaldo Bastos ) e “Mama África” (Chico César). O CD contou com a participação especial de Djavan, Gilberto Gil, Chico Buarque,Adriana Calcanhoto, Lenine, Chico César, Carlinhos Brown e Jorge Benjor. A cantora aproveita sua vinda ao Brasil para dar início a produção do CD Onda Tropicale 2.

A ligação de Fiorella com o Brasil é antiga. A parceria entre Fiorella e os jovens artistas do Projeto Axé se deu na edição de 2010 do Umbria Jazz Festival, evento realizado na cidade de Perugia (Itália); jovens dançarinos e percussionistas da entidade subiram ao palco acompanhados da artista e desde então, a interatividade tornou-se mais estreita. Em 2012, os jovens foram convidados pela artista e integraram a turnê de lançamento do álbum SUD, com apresentações em mais de 30 cidades italianas.

A parceria com o Projeto Axé , ONG sem fins lucrativos, fundada em 1990 em Salvador pelo italiano Cesare de Florio La Rocca , com o objetivo de atender, acolher e defender crianças,adolescentes e jovens que vivem em situações de pobreza e degradação e são excluídas da família e da sociedade, apresenta e demonstra a Fiorella Mannoia com artista comprometida com os assuntos de Política Pública Social em Itália , no Brasil e no Mundo. Desde o início até hoje, o Projeto Axé acompanhou o acolhimento de mais de 20.000 crianças e adolescentes, com uma elevada taxa de sucesso da grande maioria dos atendidos que cursam a escola formal, suas famílias são acompanhadas,fruem de mobilidade social, tornando-se sujeitos de cidadania e direitos.

Além de suas afinidades com a música brasileira, Fiorella é uma estrela em sintonia com o trabalho de grandes nomes da música italiana. Em 2013 gravou o CD A Te, em homenagem a Lucio Dalla, registrando músicas como “Caruso” e “Chissà se lo sai”. No último dia 23 de abril se apresentou no Madison Square Garden, em Nova Iorque , como convidada do cantor e compositorZucchero. Em 18 de maio, Fiorella participa do show da cantora Laura Pausini, no Teatro Antico di Taormina.

ITÁLIA NA COPA

A Embaixada da Itália organiza, junto a demais entidades do Sistema Itália no Brasil e seus parceiros, uma programação de eventos artísticos e culturais, intitulada ITÁLIA NA COPA. O projeto tem como proposta trazer, nos meses que antecedem a Copa do Mundo, apresentações das excelências italianas que vão da cultura à tecnologia, sustentabilidade e inclusão social, em diversas cidades brasileiras, especialmente nas sedes dos jogos.

ITÁLIA NA COPA mostra para o Brasil, iniciativas da Itália contemporânea que apresentam pontos de conexões e complementaridade entre os dois países. O show de Fiorella é a terceira atividade do Projeto que teve início em abril com um show da cantora Mariella Nava. Em maio foi a vez de uma palestra com o conceituado arquiteto Renato Arrigo. Integram a programação o concerto do Ensemble Stradivari, no histórico Teatro Amazonas, a mostra de Cândido Portinari, no Museu Nacional de Belas Artes ,no Rio de Janeiro, a apresentação de soul-jazz com o cantor Mario Biondi, na abertura do Festival Mia Cara Curitiba, na capital paranaense e o Seminário de Tecnologia Italiana, em Brasília.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108787 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]