Feira de Santana | EBDA leva tecnologias sustentáveis para Expoagrifam 2014

EBDA apresenta tecnologia durante Expoagrifam 2014.
EBDA apresenta tecnologia durante Expoagrifam 2014.
EBDA apresenta tecnologia durante Expoagrifam 2014.
EBDA apresenta tecnologia durante Expoagrifam 2014.

A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), apresenta tecnologias sustentáveis para os agricultores familiares durante a 2ª Exposição Estadual da Agricultura Familiar (Expoagrifam), que começa nesta quinta-feira (05/08/2014), e segue até o domingo (8), na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com acesso gratuito para o público.

Nesta edição, a Expoagrifam tem uma motivação especial: 2014 é o Ano Internacional da Agricultura Familiar, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para celebrar esta conquista, será realizado um ato público na abertura do evento, nesta quinta-feira, às 16 horas, na Uefs. “A agricultura familiar, sem esquecer o agronegócio, é prioridade do governo Wagner. A Bahia possui 665 mil agricultores familiares e uma das metas é a agroindustrialização, visando agregar valor à produção, gerando emprego, renda e melhores condições de vida, proporcionando a manutenção do homem no campo com sustentabilidade”, destacou o secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro.

Considerado o maior evento da agricultura familiar baiana, a Expoagrifam tem a finalidade de divulgar tecnologias e discutir políticas públicas para o homem do campo. “É um espaço onde o agricultor troca experiências e saberes, divulgam e comercializam seus produtos, além de terem acesso a políticas públicas”, destaca o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles.

De acordo com Edilza Reis, gerente regional da EBDA em Feira de Santana, o evento é uma oportunidade de aproximar os agricultores às tecnologias de convivência com o semiárido, desenvolvidas pela Empresa. “Este ano, a Expoagrifam é especialíssima, em função do Ano Internacional da Agricultura Familiar e da abertura coincidir com Dia Mundial do Meio Ambiente. Isso fortalece as ações para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, e a EBDA tem importante participação neste contexto a partir das técnicas de agroecologia”, afirma.

Edilza adianta que quem visitar o estande da Empresa irá conhecer tecnologias como o Sistema PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) que utiliza a irrigação por gotejamento, através do uso de uma caixa d’água em nível acima da horta. O sistema é montado em torno de anéis destinados a culturas diferentes e complementares. O centro é utilizado para a criação de pequenos animais, como galinhas e patos.

Outra tecnologia apresentada é o Galinheiro Móvel utilizado para criação de aves, em sistema intensivo a pasto. Consiste em um cercado sem fundo, com rodinhas, que é deslocado à medida que o pasto é consumido. É uma alternativa econômica para os agricultores. Também foi instalada uma Unidade Demonstrativa de Palma, dentre outras tecnologias simples e de baixo custo que podem ser aproveitadas pelo agricultor familiar. Técnicos da Empresa estarão orientando sobre o Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar e as técnicas de irrigação da área de Fruticultura.

Festival da Cultura – A programação inclui festival e concurso de culinária nordestina, Prêmio Bahia, rodada de negócios, seminários, além de exposição, máquinas e equipamentos adaptados às atividades da agricultura familiar. O público também participa do 2º Festival da Cultura da Bahia com apresentações de samba de roda, quadrilhas e shows de grupos culturais de Feira de Santana.

A Expoagrifam traz, ainda, 120 expositores dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. No local serão comercializados produtos in natura, processados e artesanais, da agricultura familiar, reforma agrária, economia solidária e quilombola.

Programação 

Quinta-feira (5/6)

16h – Abertura oficial

17h – Ato em comemoração ao Ano internacional da Agricultura Familiar

20h – Apresentação cultural

Sexta-feira (6/6)

9h – Abertura dos estandes

9h30 às 18h – Seminário para discutir as políticas de comercialização institucional  9h30 às 18h – Seminário para discutir assessoria técnica e extensão rural

9h às 12h – Palestra sobre segurança alimentar do rebanho

19h – Mostras de marcas e design: apresentar os produtos da agricultura familiar

20h – Shows apresentação cultural

Sábado (7/6)

9h – Abertura dos estandes

9h – Roda de conversa sobre economia solidária feminista

10h – Apresentação das tecnologias sociais aplicáveis ao segmento da agricultura familiar e de convivência com o semiárido brasileiro

14h– Concurso de culinária nordestina: premiar o melhor prato que tenha como ingrediente principal a mandioca

18h – Premiação das tecnologias sociais aplicados à geração de renda e trabalho na agricultura familiar

Domingo (8/6)

9h – Abertura dos estandes

9h30 – Rodadas de negócios entre empreendimentos da agricultura familiar, setores do varejo, atacadistas e industriais

12h – Encerramento com apresentação cultural

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115083 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.