Exposição que comemora os 50 anos de carreira da atriz Regina Duarte chega a Salvador

Exposição que comemora os 50 anos de carreira da atriz Regina Duarte.
Exposição que comemora os 50 anos de carreira da atriz Regina Duarte.

Exposição que comemora os 50 anos de carreira da atriz Regina Duarte.
Exposição que comemora os 50 anos de carreira da atriz Regina Duarte.

Depois de ser vista por mais de 40 mil pessoas no Rio de Janeiro e em São Paulo, a exposição “Espelho da Arte – A Atriz e Seu Tempo” sobre os 50 anos de carreira da atriz Regina Duarte chega a Salvador e poderá ser conferida pelo público de 11 de junho a 28 de julho de 2014, no Shopping Iguatemi (1º piso). Regina Duarte deu vida a inúmeros personagens marcantes, ao longo de cinco décadas, como Patricia, na telenovela Minha Doce Namorada (1971), que consagrou a atriz como a “namoradinha do Brasil”, a independente e moderna Malu, de Malu Mulher (1979), a extravagante Viúva Porcina, de Roque Santeiro (1985) e a fútil Clô Hayalla, no remake de “O astro” (2011). “Sou muito feliz e grata por ter tido tantas oportunidades na minha carreira e tantos papéis que ficaram na memória dos brasileiros”, afirma Regina Duarte. “Essa exposição não é para mim, é para o público que me acompanha e acompanha a trajetória da telenovela brasileira nos últimos cinquenta anos”, acrescenta a atriz.

Com curadoria do ator e artista plástico Ivan Izzo, fã confesso da atriz desde os cinco anos de idade, a exposição reúne objetos pessoais, fotos e figurinos de personagens interpretados por Regina Duarte em televisão, teatro e cinema. O curador buscou fazer uma contextualização histórica da carreira da atriz. “A exposição retrata o panorama histórico dos últimos 50 anos da teledramaturgia no Brasil”, destaca Ivan.

A exposição está disposta em cenários que se ordenam cronologicamente, divididos por décadas. Uma linha do tempo conduz os visitantes por vinte e dois ambientes que estabelecem relação dos principais trabalhos da atriz com fatos históricos do Brasil e do Mundo. “A ideia é propor uma reflexão sobre as possíveis influências dos trabalhos da atriz nas transformações socioculturais ocorridas nas últimas décadas e além disso é importante lembrar que toda a cenografia é feita em papelão 100% reciclável, o que fez dessa mostra a primeira exposição sustentável de cunho artístico-cultural”, explica Ivan Izzo.

A evolução tecnológica é mostrada através de cenários que reproduzem os ambientes internos de uma casa, com elementos característicos de cada época. As “casas-cenário” representam os lares brasileiros que acompanham a trajetória da atriz e fazem referência lúdica aos estúdios de televisão.

Ficha Técnica:

Realização: Arte&Equilíbrio Produções Artísticas.

Patrocínio:  Neoenergia e Shopping Iguatemi Salvador

Curadoria: Ivan Izzo

Cenografia: J. C. Serroni

Produção: Eduardo Bodstein e Rita Lambert.

Assessoria de Imprensa: Carol Campos.

Official Accommodation: Pestana Hotels&Resorts.

Bler Travel Brasil: Viagens Exclusivas

Apoio Cultural: Ministério da Cultura, TV Globo, TV Cultura, Rede Bahia, Transcar Logística Automotiva, Casa da Ilha, Restaurante 496 Grill&Bar e Muscularia Suplementos.

Parceria: Governo do Estado da Bahia e Prefeitura Municipal de Salvador.

Serviço:

Exposição Espelho da Arte – A Atriz e Seu Tempo

Onde: Shopping Iguatemi – 1º Piso (Av. Tancredo Neves 148 – Salvador – BA)

Visitação: de 11 de junho a 28 de julho de 2014 (de terça a sábado, das 11 às 22 h, e aos domingos e feriados, das 14 às 20 h).

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112650 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]