EXPOAGRIFAM consolida como a maior feira da agricultura familiar e empreendimentos solidários da Bahia

Agricultores apresentaram durante a Expoagrifam 2014 produtos e peças folclóricas.
Agricultores apresentaram durante a Expoagrifam 2014 produtos e peças folclóricas.

Agricultores apresentaram durante a Expoagrifam 2014 produtos e peças folclóricas.
Agricultores apresentaram durante a Expoagrifam 2014 produtos e peças folclóricas.

A EXPOAGRIFAM aconteceu de 5 a 8 de junho de 2014, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) teve uma comercialização positiva para empreendimentos da agricultura familiar, economia solidária, assentados e indígenas. Com objetivo de fortalecer os empreendimentos solidários e dar maior visibilidade contribuindo para a promoção do desenvolvimento sustentável, a EXPOAGRIFAM ofereceu oportunidade e intercâmbio para mais de 200 expositores.

Com participação direta de 2500 agricultores familiares, dos 27 territórios da Bahia, representando 100 empreendimentos, um total de 200 expositores, a EXPOAGRIFAM abre oficialmente o Ano Internacional da Agricultura Familiar, na Bahia.

Este ano o destaque foi para os seminários de políticas de comercialização institucional (PAA) e marco legal, seminário para discutir Assessoria Técnica e Extensão Rural, palestra sobre segurança alimentar do rebanho, seminário Sobre Educação do Campo, roda de conversa sobre economia solidária feminista, apresentação das tecnologias sociais aplicáveis ao segmento da agricultura familiar e de convivência com o semiárido brasileiro entre outros.

De acordo com a coordenadora geral Elisangela Araújo a EXPOAGRIFAM é uma oportunidade para os empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária. “Estamos contribuindo para a promoção do desenvolvimento sustentável e visibilidade da agricultura familiar, e na ExpoAgrifam conseguimos isso, vamos ampliar e consolidar como maior evento e encontro da agricultura familiar da nossa Bahia”, explicou Elisangela.

A EBDA com seu espaço de novas tecnologias de baixo custo para homem do campo foi uma atração diferenciada. “Apresentamos novos estudos em tecnologias para agricultura familiar, com tecnologias para facilitar a convivência com a seca”, explicou a Gerente Regional da EBDA Edilza Reis que ficou satisfeita com a visitação e a troca de experiência que se deu durante a ExpoAgrifam.

A UNISOLBRASIL através do representante Estadual Israel de Oliveira fortalece a ideia de ampliar a ExpoAgrifam é uma meta a ser construída este ano. “É um espaço de valorização da cultura dos povos e comunidades tradicionais, através do intercâmbio de saberes e sabores, isso aconteceu na Expoagrifam, por isso é tão importante o evento e ampliarmos não só em estrutura, como em debates temáticos de todas as áreas”, explicou Israel da UNISOLBRASIL.

A EXPOAGRIFAM foi uma realização da FETRAFBahia, Unisol Brasil e IRPAA, com patrocínio do BNB, CONAB, Mais Alimentos, SEBRAE, Governo do Estado da Bahia. A EXPOAGRIFAM 2015 é algo real e confirmado para ser realizado na Princesa do Sertão, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com maior intercâmbio e interatividade da academia e agricultura familiar e com maior participação de diversas entidades.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111072 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]