EXPOAGRIFAM 2014 ocorre na UEFS

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Cartaz da EXPOAGRIFIM 2014.
Cartaz da EXPOAGRIFIM 2014.
Cartaz da EXPOAGRIFIM 2014.
Cartaz da EXPOAGRIFIM 2014.

Começa na quinta-feira (05/05/2014) e vai até dia 8 de junho, a ExpoAgrifam 2014 , que acontece na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na Princesa do Sertão. A ExpoAgrifam terá mais de 60 empreendimentos em exposição. Dentro da programação da ExpoAgrifam, os participantes e visitantes vão ter acesso a shows culturais e muita troca de experiência. Durante os quatro dias, acontece o Seminário para discutir políticas de Comercialização Institucional e Marco Legal, Palestra sobre Segurança Alimentar do Rebanho, Mostra de Marcas e Designer dos produtos da agricultura familiar, Seminário sobre Assessoria Técnica e Extensão Rural e Acesso à Terra, apresentação das tecnologias sociais plicáveis ao segmento da agricultura familiar e de convivência com semiárido brasileiro, concurso de culinária nordestina e a premiação das tecnologias sociais aplicadas À geração de renda e trabalho na Agricultura Familiar.

EBDA apresenta tecnologias para o agricultor familiar na Expoagrifam 

Tecnologias de baixo custo e projetos que facilitam a convivência do agricultor familiar com a seca, desenvolvidos pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), serão apresentados na 2ª Exposição Estadual da Agricultura Familiar (Expoagrifam), que acontece de 5 a 8 de junho, na Universidade Estadual de Feira de Santana.

Considerado o maior evento da agricultura familiar baiana, a Expoagrifam tem a finalidade de divulgar as tecnologias e discutir políticas públicas para o homem do campo. “É um espaço onde o agricultor troca experiências e saberes, divulgam e comercializam seus produtos, além de terem acesso a políticas públicas”, destaca o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles.

A programação do evento compreende seminários, palestras, rodadas de negócios, festival gastronômico e atividades culturais, além da comercialização de produtos da agricultura familiar, da reforma agrária, da economia solidária, de marisqueiras, pescadores e de comunidades tradicionais como quilombolas e índios.

No estande da EBDA, os visitantes irão conhecer tecnologias como a Unidade Demonstrativa de Palma, o Sistema de Produção Agroecológica, Integrada e Sustentável (Pais), e a bicibomba – uma bicicleta acoplada a uma engrenagem que eleva a água para pontos mais altos -, dentre outras tecnologias simples, que podem ser aproveitadas pelo agricultor familiar. Técnicos da Empresa estarão orientando sobre o Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar e as técnicas de irrigação da área de Fruticultura.

“Nossas ações visam melhorar a vida do agricultor familiar. Os nossos técnicos e pesquisadores trabalham para apontar caminhos e alternativas sustentáveis para homens e mulheres do campo”, observa Elionaldo de Faro Teles.

A Expoagrifam é promovida pela Federação Nacional e Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol), Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e a Cooperativa de Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cootraf).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113840 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]