EmFeira de Santana: lançamento do programa Neojibá contou com apresentação da Orquestra Juvenil da Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Orquestra Juvenil da Bahia.
Orquestra Juvenil da Bahia.
Orquestra Juvenil da Bahia.
Orquestra Juvenil da Bahia.
Cezar Lisboa, Zé Neto e Maestro Ricardo.
Cezar Lisboa, Zé Neto e Maestro Ricardo.

A apresentação da Orquestra Juvenil da Bahia encantou a todos no teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim, na noite desta quarta-feira (11/06/2014), durante o lançamento do programa Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) em Feira de Santana.

Com o apoio do deputado estadual Zé Neto, líder do governo na Assembleia Legislativa, a cidade ganhou um núcleo do programa por meio de ação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). “Nós estamos vivendo um momento mágico com a implantação do Neojibá em Feira. Iniciamos essa orquestra e tenho certeza que ela irá se desenvolver. Com esse programa, nossos jovens poderão crescer no caminho do bem, lado a lado com a cultura. Só tenho a agradecer ao governador Jaques Wagner e ao secretário Cezar Lisboa por essa conquista”, afirmou Zé Neto.

A criação do núcleo de Feira de Santana replicará a experiência bem sucedida de criação do Neojibá em Salvador, no ano de 2007, selecionando jovens músicos para composição de uma Orquestra Juvenil de excelência e capacitando-os para o ensino e a multiplicação da metodologia, que une a música à integração social. “Com o apoio do Governo do Estado estamos tendo a oportunidade de expandir o Neojibá para o interior da Bahia. A partir da próxima segunda-feira, os interessados já podem se inscrever pelo site www.neojiba.org”, destacou o maestro Ricardo Castro, idealizador do programa.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Cezar Lisboa, os participantes receberão, além do ensino musical, o acompanhamento individual e familiar, possibilitando o acesso a outros programas sociais oferecidos pela Sedes e demais secretarias estaduais. Lisboa relatou que o enfrentamento à violência também ocorre por meio do desenvolvimento da cultura e aproveitou a oportunidade para destacar a importância das parcerias.

“Zé Neto foi uma das pessoas que mais incentivou a implantação do Neojibá em Feira de Santana. As parcerias vão nos ajudar a construir uma orquestra forte, pois a cultura também é uma forma de enfrentar a violência. Precisamos de mobilização social e projetos como esse, que incentivam a cultura”, ressaltou o secretário.

O Neojibá utiliza a prática musical coletiva como ferramenta para a transformação social e o desenvolvimento humano. A implantação do núcleo, além de gerar oportunidades de profissionalização para jovens músicos do município, oferecerá ações socioculturais para a população de áreas vulneráveis de Feira.

Também estiveram presentes no lançamento do Neojibá em Feira, a diretora do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), Selma Soares, o secretário municipal de Cultura, Jailton  Batista, além de representantes dos movimentos sociais, órgãos públicos e, especialmente, a comunidade.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113734 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]