Eleições 2014: pesquisa CNI-Ibope aponta que 26% dos brasileiros não têm interesse nas eleições

Gráfico com resultado da pesquisa realizada pelo Ibope para Presidente da República. Debate eleitoral desperta pouco interesse do cidadão.
Gráfico com resultado da pesquisa realizada pelo Ibope para Presidente da República. Debate eleitoral desperta pouco interesse do cidadão.
Gráfico com resultado da pesquisa realizada pelo Ibope para Presidente da República. Debate eleitoral desperta pouco interesse do cidadão.
Gráfico com resultado da pesquisa realizada pelo Ibope para Presidente da República. Debate eleitoral desperta pouco interesse do cidadão.

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Ibope aponta que 26% da população não estão interessados nas eleições de outubro, quando os brasileiros irão às urnas para eleger presidente, governador, senador e deputados. Conforme a pesquisa, 16% dos entrevistados disseram estar “muito interessados” nas eleições deste ano, 29% responderam “interesse médio” e 29% avaliaram ter “pouco interesse”.

Para o gerente-executivo da Unidade de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, os percentuais indicam insatisfação das pessoas. Ele ponderou, contudo, que a situação deve mudar, com o início da campanha eleitoral, em julho. “Chama atenção um quarto da população dizendo que não tem interesse nenhum nas eleições ainda. E 16%, um pouco mais alto, o número de pessoas dizendo que vão votar em branco. Acho que isso é uma coisa nova, se você compara com 2010, onde o pessoal de brancos e nulos era muito menor”, avaliou.

De acordo com a pesquisa, a maior parte dos jovens e das pessoas com 45 anos a 54 anos não estão interessadas na eleição. Dos entrevistados entre 16 anos e 24 anos, 12% disseram ter muito interesse no pleito. Somando os que responderam muito interesse com médio interesse, chega-se a 43%. Quando se soma os que escolheram pouco interesse com nenhum, atinge-se 57%.

No caso dos que estão na faixa dos 45 anos a 54 anos, 41% estão com muito interesse ou interesse médio. E 59%, com pouco ou nenhum interesse.

Entre as pessoas com 25 anos a 34 anos, a diferença entre os muito e pouco interessados diminui. A soma de muito e médio interesse atinge 48%, enquanto a de pouco e nenhum, 52%. A situação é parecida quando se consideram os entrevistados com mais de 55 anos: 47% têm muito ou médio interesse. E 52%, pouco ou nenhum.

A parcela que tem ensino superior apresenta maior interesse nas eleições. Os que têm de quinta a oitava séries do ensino fundamental são os que responderam ter menor interesse.

Na Região Sudeste, foi registrado o menor percentual de entrevistados interessados nas eleições. Segundo a pesquisa, 60% responderam ter pouco ou nenhum interesse, contra 39% de interessados. Os percentuais são 46% e 53% no Norte/Centro Oeste; 54% e 45%, no Nordeste; respectivamente. Na região Sul, está metade para cada tendência (interessados e não interessados).

Nas capitais, o percentual referente a muito ou médio interesse chega a 40%, contra 59% dos que não estão muito interessados ou não têm interesse algum. Nas periferias, o número é 48% e 52%, respectivamente. No interior do país, é 46% interessados contra 54% dos que têm pouco ou nenhum interesse.

O levantamento, feito em parceria com o Ibope, ocorreu entre os dias 13 e 15 deste mês. Foram ouvidas 2.002 pessoas em 142 municípios. A margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA (JOB Nº 2084 | 2013):

Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 15 de junho de 2014.

Tamanho da amostra: foram entrevistados 2002 eleitores.

Margem de erro: é de 2 pontos percentuais, considerando um nível de confiança de 95%.

Solicitante: pesquisa contratada pela CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA (CNI).

Registro eleitoral: registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo Nº BR-00171/2014.

*Com informações do Ibope e da Agência Brasil.

Com informações da Agência Brasil.

Baixe a pesquisa

Ibope – Pesquisa de opinião pública sobre assuntos políticos e administrativos – junho de 2014

Aprovação do governo Rousseff cai de 36% para 31%, aponta pesquisa CNI-Ibope

Leia  +

Eleições 2014 | Pesquisa Ibope/CNI aponta liderança de Dilma Rousseff para Presidência da República com 39% das intenções de voto

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111196 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]