Eleições 2014: DNA carlista e conservadorismo político de Benito Gama levaram PTB ao apoio da candidatura de Aécio Neves à Presidência da República

Benito Gama e Jaques Wagner. Aliança esdrúxula e retorno ao carlismo.
Benito Gama e Jaques Wagner. Aliança esdrúxula e retorno ao carlismo.
Benito Gama e Jaques Wagner. Aliança esdrúxula e retorno ao carlismo.
Benito Gama e Jaques Wagner. Aliança esdrúxula e retorno ao carlismo.

O presidente nacional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Benito Gama, muito conhecido dos baianos em decorrência da trajetória política como liderado do falecido senador Antônio Carlos Magalhães, emitiu nota ontem (21/06/2014), oportunidade em que declara que a legenda vai apoiar a candidatura de Aécio Neves (PSDB) à presidência da República.

A saída do PTB da base de apoio do governo Rousseff faz parte de uma lógica conservadora, responsável pela construção de um país com graves deficiências nos setores de saúde, educação, segurança pública e habitação. Benito Gama, na condição de membro do carlismo, foi corresponsável pela construção de um estado com graves indicadores sociais, a exemplo do significativo número de baianos analfabetos e da desumana concentração de renda.

A cooptação que o Partido dos Trabalhadores fez destes membros do carlismo sempre foi objeto de contestação por intelectuais do partido, que observavam a ingerência conservadora na ação dos governos petistas, tanto no âmbito federal como estadual.

O PT aprende uma dura lição, é melhor não ter certos apoios do que tê-los por oportunismo. Na Bahia, membros do PTB manifestam desejo de manter o apoio a Rui Costa, candidato ao governo da Bahia pelo PT, mas a identidade histórica dos conservadores deve falar mais alto, com o retorno ninho do carlismo, hoje conhecido como magalhismo, em decorrência da ascensão de ACM Neto ao poder como prefeito de Salvador.

Existe um certo ar dinástico e antirrepublicano nisto. Salvador, com tantos espaços públicos que levam o sobrenome dos Magalhães quem sabe não muda e passa a se chamar cidade dos Magalhães, rendendo-se à dinastia que retorna ao poder. ‘Viva ao conservadorismo’.

Aécio e o discurso pró-mercado

O candidato a presidente Aécio Neves, com os recentes apoios e um discurso voltado ao mercado, reflete muito do perfil pró-elite do qual faz parte. A classe trabalhadora desprovida da famosa falta de consciência de classe, sucumbe a uma torpe manipulação midiática calcada no ‘pensamento único’.  ‘O Pensamento Único e os Novos Senhores do Mundo’ é uma análise teórica sobre o processo de manipulação da opinião pública, adequadamente fundamentada por Ignácio Ramonet.

Leia +

Ignácio Ramonet – O Pensamento Único e os Novos Senhores do Mundo

Eleições 2014: PTB emite nota de apoio à candidatura de Aécio Neves

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141309 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário