Cuidados com a segurança durante a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014

Cartaz da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 da cidade sede Salvador.
Cartaz da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 da cidade sede Salvador.
Cartaz da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 da cidade sede Salvador.
Cartaz da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 da cidade sede Salvador.

A Copa do Mundo exige medidas especiais para a segurança das pessoas e do patrimônio nos locais onde o evento é realizado.  O major da Polícia Militar da Bahia, mestre em Ciência da Informação (UFBA), professor titular da Academia de Polícia Militar e coordenador da pós-graduação em Segurança em Grandes Eventos da Estácio FIB, Edval Carlos dos Santos Filho, orienta como se viver este evento mundial de forma mais segura.

O professor afirma que no entorno da Arena Fonte Nova há uma interação entre a Polícia Militar e os seguranças contratados pela FIFA, mas ele recomenda aos torcedores que não portem joias e equipamentos eletrônicos de forma ostensiva. Outra recomendação é o cuidado com os documentos de identificação. “Evite levar o documento original, leve sempre uma cópia do RG e se for turista estrangeiro, é melhor levar cópia da parte de identificação do passaporte, onde há o número e foto do portador”, aconselha.

Edval aconselha não utilizar veículo próprio para ir ao estádio ou à Fan Fest. “Prefira usar táxi ou transporte coletivo, pois muitas ruas estarão interditadas ou liberadas apenas para os veículos oficiais”, lembra.

Para quem vai levar crianças ao evento, o major recomenda o uso de pulseira de identificação, contendo o nome da criança e do responsável e um número de telefone para contato. Essa atitude facilita a identificação e a localização, caso a criança se perca.

Para os turistas que vão se deslocar em grupo e de ônibus, do hotel para o circuito, ou do aeroporto para o hotel, o especialista avisa que os organizadores devem contatar a PM antecipadamente, pois como no Carnaval, há um serviço especial de acompanhamento, quando previamente solicitado.

Para quem for assistir aos jogos na Fan Fest, Edval recomenda ficar próximo aos locais de paradas das patrulhas e dos postos elevados de observação da Polícia Militar. De acordo com o professor, o braçal do fardamento dos policiais terá a bandeira do país que identifica a língua estrangeira de domínio de cada policial. Dessa forma, o turista pode reconhecer o profissional que melhor pode lhe prestar informações.

Sobre a Estácio

Um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina, a Estácio atua há 44 anos no país. A instituição possui cerca de 4,5 mil funcionários, corpo docente de 8 mil professores e quase 400 mil alunos matriculados. Formada por 39 instituições de Ensino Superior, entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades, está presente em 20 estados e no Distrito Federal. Com um total de 80 campi, a instituição oferece diversos cursos presenciais e a distância de Graduação Tradicional, Tecnológica e Licenciatura nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, cursos de pós-graduação lato sensu presenciais e a distância, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação), avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (Capes), educação corporativa e cursos de extensão.

A Estácio aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais, ferramentas que ampliam e transformam as oportunidades de aprendizado dos seus alunos e proporcionam as melhores soluções para as empresas e seus colaboradores.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109903 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]