Copa do Mundo 2014: manifestações em Salvador são pacíficas e reúnem cerca de 80 pessoas, segundo PM

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Cidadãos protestam por mais direitos sociais.
Cidadãos protestam por mais direitos sociais.
Cidadãos protestam por mais direitos sociais.
Cidadãos protestam por mais direitos sociais.

Os protestos de ontem (12/06/2014) em Salvador foram pacíficos e reuniram cerca de 80 pessoas, segundo a Polícia Militar (PM) da Bahia. Os manifestantes fizeram dois atos, um pela manhã e outro à tarde, e pretendem voltar às ruas hoje (13), quando Espanha e Holanda entrarão em campo, na arena da Fonte Nova, para o primeiro jogo das duas seleções na Copa do Mundo de 2014.

O primeiro ato teve início às 10h, com manifestantes de diferentes movimentos, na praça do Campo Grande. Depois do meio-dia, fizeram uma caminhada simbólica, fechando parte das vias, e em seguida atearam fogo em uma bandeira com o nome da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Os manifestantes encerraram o ato convocando todos para a concentração de amanhã. Entre as reivindicações, eles querem o fim das remoções e despejos, o fim da violência estatal e higienização das ruas do centro nas cidades-sede, garantindo à população em situação de rua políticas de acesso à alimentação, abrigo e higiene pessoal, como trabalho e assistência social.

Além disso, pedem a criação de campanhas de combate à exploração sexual e ao tráfico de pessoas nas escolas da rede pública, na rede hoteleira, nas proximidades dos estádios e regiões turísticas, bem como a desmilitarização da polícia e fim da repressão aos movimentos sociais.

O segundo ato aconteceu à tarde, próximo ao Shopping Iguatemi. De acordo com a PM, os manifestantes permaneceram no local a maior parte do tempo. Quando começaram a se deslocar em direção à orla e ao terminal rodoviário de Salvador, foram dispersados pelos policiais.

*Com informações da Agência Brasil.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113599 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]