Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 16 de Junho de 2014

Tercia e Jose Francisco Pinto, socialmente. Ele, em clima, porém de campanha política pois é candidato a deputado federal.
Tercia e Jose Francisco Pinto, socialmente. Ele, em clima, porém de campanha política pois é candidato a deputado federal.
Tercia e Jose Francisco Pinto, socialmente. Ele, em clima, porém de campanha política pois é candidato a deputado federal.
Tercia e Jose Francisco Pinto, socialmente. Ele, em clima, porém de campanha política pois é candidato a deputado federal.

Musica e literatura no MAC

Literatura, música e poesia, assim foi a noite de terça feira, 10, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira , em Feira de Santana, quando foram lançados dois livros, com presença concorrida pó um grande público que prestigiou o evento e, ao mesmo tempo, curtiu show de chorinho e recital de poesia. Os livros de Marcondes Araújo e Tércia Souza, de contos e poesia, respectivamente, foram lançados em alto estilo e abriram a produção literária das Edições MAC 2014.

Romero e a critica

O artista plástico feirense César Romero tem nos últimos anos chamado a atenção da crítica de arte latino-americana, por sua originalidade e marca autoral.Consolidou a temática arraigada à tradição de sua terra, deixando claro seu programa teórico e linguagem visual. Fez da sua obra um vocabulário cromático, e um relicário dos sinais do povo, que transmuta a nível erudito. Recupera os significados da cultura popular nordestina. Um estudo antropológico da cultura brasileira.

Um dos seus grandes feitos foi criar para o Brasil uma imagem, uma estampa, extremamente original, na fase Faixas Emblemáticas. No livro escrito por Jacob Klintowitz – César Romero a Escritura do Brasil de 2.000, o crítico revela num estudo minucioso, a brasilidade do pintor e sua capacidade de registrar um acervo único e essencial da iconografia brasileira. Recentemente César Romero participou da exposição Diálogos Latino – Americano no Museu de Arte de Goiânia, que sairá em itinerância por Cuba, Uruguai, Chile, Venezuela, Paraguai, Colômbia e México.

Clima de Copa

Sylvia Marilia e Dario Mascarenhas de Oliveira Neto II começaram a oferecer “open house” em clima de Copa do Mundo, reunindo casais amigos servindo um buffet junino regado a vinho, licores, cervejota e o melhor escocês. A abertura foi na quinta feira ultima, em sua belíssima morada, quando da abertura da Copa com o jogo de Brasil 3 versus Croacia 1. O próximo encontro será amanhã, quando os convidados assistirão o prélio Brasil versus México.

Espetáculo encerrou

O espetáculo “Só Depende de Nós – Rumo a Copa” encerrou a programação do 1º semestre do Domingo Tem Teatro, no teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA. O espetáculo que no último domingo apresentou ao grande público a sua mais nova concepção estética, assinada pelo cenógrafo e figurinista Soteropolitano Agamenon de Abreu, trouxe como proposta uma reflexão do tema meio ambiente para além do texto.

O cenário de “Só Depende de Nós” é constituído de peças em tamanho gigante, feitas no formato de origami, arte de dobraduras em papel, material totalmente reciclável representando elementos da natureza e de cena. Já o figurino tem como base o jeans, tecido de alta resistência e durabilidade, totalmente versátil, que sofreu interferências para oferecer a característica necessária de cada personagem. Em 2008 o espetáculo “Só Depende de Nós” foi condecorado com a comenda “Mérito do Meio Ambiente Rio Subaé” concedida em sessão pública pela Câmara Municipal de Feira de Santana em reconhecimento aos serviços prestados na comunidade.

Operação combustivel

Os postos de combustíveis da região da Chapada Diamantina foram alvo, nesta semana, de uma fiscalização para identificação de possíveis irregularidades em suas transações comerciais. As principais cidades-alvos foram Seabra, Lençóis, Itaberaba, Rui Barbosa e Utinga. A operação foi realizada conjuntamente por quatro órgãos: a Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba), o Ministério Público Estadual (MPE), o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Na última operação, realizada em maio em Alagoinhas, Serrinha e outros municípios da região, foram feitas 43 autuações em 28 postos de combustíveis, de um total de 60 estabelecimentos fiscalizados. A Sefaz identificou o uso de 32 aplicativos de emissão de notas fiscais sem autorização e intimou 39 contribuintes a recolher a taxa do Feaspol em atraso. Foram identificados ainda seis postos utilizando aplicativos cassados e dois sem nenhum aplicativo. E Feira de Santana?

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Antonio José Larangeira
Sobre Antonio José Larangeira 3040 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]