Cia Teatral EmCena apresenta ‘O Auto do Boi de Mamão’ em Salvador

Cena da peça Auto do Boi de Mamão.
Cena da peça Auto do Boi de Mamão.
Cena da peça Auto do Boi de Mamão.Cena da peça Auto do Boi de Mamão.
Cena da peça Auto do Boi de Mamão.

Um clássico folclórico que ilustra a cultura de um dos estados da região sul do país é representada pela Cia Teatral EmCena (SC), que recebeu seu terceiro prêmio com o espetáculo de rua “O Auto do Boi de Mamão”. Tradições e heranças culturais açorianas perdidas com o passar do tempo inspiram o espetáculo de rua, que o grupo teatral catarinense apresenta em Salvador, de 21 a 23 de junho, na área externa do Espaço Cultural Barroquinha com entrada franca. O espetáculo, premiado pelo Edital “Cultura 2014” do Ministério da Cultura, foi convocado pelo MinC para se apresentar em uma das cidades-sede da Copa do Mundo. “A montagem é um resgate dos nossos valores culturais e dos contos populares do catarinense Franklin Cascaes”, conta a diretora Esther Cristina Rodrigues.

O espetáculo conta, através de histórias do folclore catarinense, a fantástica saga do Boi de Mamão. Os personagens Catarina, Matheus, a Feiticeira e os bonecos Boi de mamão, Maricota, Cavalinho, Bernunça, ao som de música popular cantam, dançam e encantam o público. “É um espetáculo de rua que tem como ferramenta de comunicação a música, dança e teatro com linguagem popular, pautada no jeito peculiar de falar do povo litorâneo do estado de Santa Catarina”, declara Esther Cristina.

Dirigida por Esther Cristina Rodrigues, a companhia é formada por jovens atores que se dedicam ao teatro há mais de 10 anos com um trabalho totalmente voluntário.

O espetáculo propõe difundir contos populares do contista catarinense Franklin Cascaes (escritor, folclorista e pesquisador da cultura açoriana), assim como propagar e preservar os valores culturais da região catarinense. A montagem pode ser vista por todas as idades. “Crianças se mantém sempre atentas nas apresentações mostrando admiração e curiosidade, enquanto adultos relembram seus tempos de infância e as brincadeiras recheadas de sentimentos e nostalgia”, reflete a diretora.

Espetáculo premiado – Além do prêmio do Edital “Cultura 2014” do Ministério da Cultura(MinC), o espetáculo “O Auto do Boi de Mamão” foi o único grupo sul brasileiro, em 2010, a receber o Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro, contemplado pela FUNARTE. O Edital possibilitou que o jovem grupo viajasse os três estados do sul do Brasil, levando a arte açoriana.

Em 2009, o espetáculo foi premiado no Edital Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura – Categoria Montagem e Circulação, do Governo e Fundação Cultural do Estado de Santa Catarina, o que proporcionou ao grupo fazer apresentações do espetáculo em 10 cidades do estado.

Sobre a Cia Teatral EmCena – Criada pela professora e diretora de teatro Esther Cristina Rodrigues, em 2003, a Cia Teatral EmCena é um grupo de teatro de São João Batista (Santa Catarina), formado por jovens que amam as artes cênicas, e se dedicam há mais de 10 anos com um trabalho totalmente voluntário. A companhia já montou várias peças teatrais, dentre clássicos da dramaturgia brasileira, infantis e stand up comedy e com o espetáculo O auto do Boi de Mamão já recebeu três importantes prêmio.

Serviço

Espetáculo teatral “O Auto do Boi de Mamão” com a Cia Teatral EmCena (SC)

Onde: Na área externa do Espaço Cultural Barroquinha (Praça Castro Alves , s/nº – Barroquinha – Salvador – Bahia)

Quando:

Segunda-feira – 23/06/2014 – 10h em Salvador

Duração: 40 minutos

Gratuito

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112713 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]br.