Tiganá Santana apresenta novo show em Salvador

Tiganá Santana apresenta novo show.
Tiganá Santana apresenta novo show.
Tiganá Santana apresenta novo show.
Tiganá Santana apresenta novo show.

Após encantar o interior baiano, com apresentações na Região Metropolitana, em Camaçari e no Recôncavo Baiano, em Santo Amaro, o jovem artista Tiganá Santana chega à Salvador para apresentar o seu novo show pelo projeto ‘Águas e Florestas – A Música de Tiganá Santana’. O evento acontece no Cine Teatro Solar Boa Vista, no bairro de Engenho Velho de Brotas, às 19 horas, no próximo dia 18 de maio de 2014 (domingo).

Dando sequência as apresentações do projeto contemplado no Programa Petrobrás Cultural, Tiganá a essência rítmica quem mistura música erudita e de origem baiana. Ao longo do programa, o jovem se apresenta entre cidades da Bahia e de São Paulo no primeiro ano. O segundo ano de projeto haverá a apresentação de 15 shows do novo disco que foi gravado no Senegal e ainda está em fase de finalização. Entre os estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco.

Tiganá Santana

Sua carreira iniciou-se quando tinha apenas 14 anos e gravou seu primeiro CD no ano de 2010, denominado “Maçalê”, que configura como o primeiro registro brasileiro de composições autorais em línguas africanas. No ano de lançamento de “Maçalê”, foi o vencedor, em 2008, do Edital de Apoio a Conteúdo Digital de Música do Estado da Bahia (da Secretaria de Cultura), haja vista o reconhecimento do relevo, sob o ponto de vista cultural e geracional da publicação da sua obra. Tiganá foi convidado a cantar na Cúpula Internacional das Nações Unidas, ao lado da cantora internacional baiana Virgínia Santana, uma das suas principais intérpretes.

O artista nascido em Salvador (Bahia), graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia, compõe e canta nas letras: Kicongo, Kimbundo (língas da Angola e do Baixo Congo); Iorubá, Português, Inglês, Espanhol e Francês.  O segundo disco do cantor chamado “The Invention of Colour” foi gravado em Estolcomo, com a presença de artistas internacionais como Ane Brun, Maher Cissoko e a cabo-verdiana Mayra Andrade. O lançamento Europeu ocorreu em outubro de 2012, e em 2013, no Brasil.

Além disso, Tiganá escreveu trilhas para peças teatrais baseada nas obras de Cecilia Meireles e Bertolt Brecht e participou de programas especiais sobre a sua obra em programas como a BBC3 (Londres) e a Rádio Nacional Belga e matérias veiculadas na revista alemã Peschke, na holandesa Mixite e na revista inglesa Songlines que deu 5 estrelas e classificou dentro dos 10 melhores discos do mundo no ano de 2013.

Tiganá também já desenvolveu projetos musicais com artistas como: Roberto Mendes, Luiz Brasil, Mou Brasil, Fabiana Cozza, Mariana Aydar, Márcia Castro, Jussara Silveira, Joakim Milder, bem como o respeitado artista visual brasileiro Emanoel Araújo e iniciou um projeto de composições para quilombolas do interior do Rio de Janeiro.

SERVIÇO

Tiganá Santana no projeto ‘Águas e Florestas – A Música de Tiganá Santana’

Quando: 18 de maio (domingo)

Onde: Cine Teatro Solar Boa Vista (Parque Solar Boa Vista , Engenho Velho de Brotas)

Horário: 19 horas

Quanto: R$ 10 (inteira) / R$ 5 (meia)

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112712 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]