Servidores do IFBA em greve fazem concentração na reitoria da instituição em Salvador

Instituto Federal da Bahia (IFBA).
Instituto Federal da Bahia (IFBA).

Os servidores do Instituto Federal da Bahia (IFBA) estarão concentrados nesta quinta-feira, 29 de maio de 2014, às 8h, na Reitoria do IFBA, no Canela, para acompanhar a discussão no Conselho Superior do IFBA (CONSUP) sobre as alterações na Resolução nº 13/2008, que trata da carga horária e outros aspectos da atividade docente. Após a reunião do CONSUP será realizada uma Assembleia Geral Estadual na Reitoria.

A greve dos servidores, representados pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE-IFBA) se estende por 13 campi do IFBA e mais seis do IFBaiano no interior da Bahia.

Atualmente são 160 campi em greve em todo o Brasil, representando 37 Seções Sindicais em 19 estados. A Seção do IFBA é a que apresenta o maior número de campi paralisados na Rede Nacional. Dentre outras pautas, os servidores lutam contra a precarização do trabalho e melhores condições estruturais dos Institutos.

Carga Horária docente 

Atualmente, a Resolução nº 13/2008 garante aos docentes da carreira EBTT e do Magistério do 1º e 2º graus o teto máximo de 20 horas em sala de aula e de 16 horas para a carreira do Magistério Superior. Estabelece também o máximo de três disciplinas e 200 estudantes para a carreira do Magistério Superior e o máximo de duas disciplinas e 200 estudantes para o docente em regime de 20 horas e de quatro disciplinas e 320 estudantes para aqueles em regime de 40 horas ou DE.

Além disso, a Resolução contém um barema que permite ao docente adequar sua carga horária a depender das atividades acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão) e de gestão desenvolvidas.

A nova proposta do IFBA, que será apreciada nesta quinta-feira, retira esses direitos e abre a possibilidade de aumentar a carga horária docente e o número de estudantes, além de não definir a quantidade de disciplinas lecionadas.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108947 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]