Reportagem divulgada no Fantástico repercute na Câmara de Feira de Santana

Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) em Feira de Santana é alvo de reportagem da Globo.
Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) em Feira de Santana é alvo de reportagem da Globo.
Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) em Feira de Santana é alvo de reportagem da Globo.
Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) em Feira de Santana é alvo de reportagem da Globo.
Edison Virgínio Nogueira Correia é homenageado.
Edison Virgínio Nogueira Correia é homenageado.

Reportagem divulgada no Fantástico repercute na Câmara 

Baseando-se numa reportagem do programa Fantástico, divulgada no último domingo, o vereador José Carneiro Rocha (PSL) levou à tribuna da Casa da Cidadania, na manhã desta segunda-feira (26/05/2014), um debate sobre a situação “caótica” que está a saúde pública no Brasil, em especial em Feira de Santana.

Segundo ele, a referida matéria, mostra que no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) falta leito, médicos e medicamentos. “Sabemos das dificuldades da população que precisa de um atendimento no Clériston Andrade. Lá temos equipamentos encaixotados. O que está acontecendo em nosso país é falta de respeito com a nossa população”, disse Carneiro.

Conforme a matéria, em 85% dos hospitais visitados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), os administradores disseram que a estrutura física das unidades não era adequada. E em 77% dos hospitais falta algum tipo de equipamento. Em 23%, eles não foram instalados, como no Hospital Geral Clériston Andrade, onde “há um tomógrafo, que custa em torno de um milhão de reais, que está encaixotado no corredor, segundo a reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo”, reclamou o edil.

Ele informou também sobre situações de descaso em outros municípios brasileiros. “Em Cuiabá não tem médico na UTI. Têm pacientes morrendo por falta desses profissionais”, disse José Carneiro.

Ele contou que na capital do Mato Grosso, de acordo com a matéria jornalística, um médico disse que recebe orientações do hospital para mentir sobre a hora da morte do paciente, para que a família não desconfie que o óbito ocorre num plantão sem médico. “No entanto, o médico afirmou que não poderia mudar o horário do óbito, porque isso foge ao seu compromisso como profissional de saúde”.

Indignado, José Carneiro declarou que “isto mostra que o caos na saúde não está só em Feira, mas em todo o Brasil. A situação não é boa em todo o país”, observa.

Ele descreveu a dificuldade que a população tem para marcação de consultas com especialistas e realização de exames. “A precariedade não fica apenas no Hospital Clériston Andrade. Temos problemas também no serviço de saúde prestado pelo Governo Municipal. Temos que se lembrar das dificuldades que o feirense tem em marcar uma consulta ou realizar exames. Hoje, a pessoa espera seis meses para conseguir fazer uma tomografia. Outra dificuldade é marcar consulta com um cardiologista e um endocrinologista. A saúde precisa melhorar muito”, afirmou.

Para a vereadora Neinha (PMN), faz saúde quem sabe. “No Clériston tem mais de 60 leitos sem utilização em um anexo, que também não é utilizado e, enquanto isso, os corredores estão lotados, sem condições de realizar mais atendimentos. As pessoas estão morrendo lá dentro por falta de assistência”, desabafou.

O líder do Governo na Câmara, Carlito do Peixe (DEM), ressaltou que o problema dos atendimentos precários no Município é por conta dos “baixos valores” que o Sistema Único de Saúde (SUS) paga aos médicos e outros profissionais de saúde. Seguindo a mesma linha, o vereador Correia Zezito (PTB) disse que não sabe como os profissionais de saúde de Feira de Santana conseguem cumprir carga horária com salários baixos.

Justiniano critica pouco investimento do Governo do Estado em Feira de Santana 

Em discurso na sessão legislativa desta segunda-feira (26), o presidente da Casa da Cidadania, Justiniano França (DEM), criticou a “pouca” participação do Governo do Estado em relação aos investimentos trazidos à Feira de Santana.

“Eu gostaria de saber qual o real investimento do Governo do Estado em Feira de Santana, porque eles usam as propagandas, mas na verdade sabermos que os recursos que chegam à nossa cidade são do Governo Federal. Posso explicitar o Centro de Convenções, o Hospital da Criança, o programa Cisternas para Todos e, até mesmo, o Programa Minha Casa Minha Vida. Quais são os investimentos, em números, trazidos à Feira pelo Governo do Estado?”, questionou.

Para o presidente, a “falsa imagem” de que o Governo do Estado passa prejudica o trabalho do Governo Federal. “A presidente Dilma faz os planos, traz os investimentos e o Governo do Estado diz que são deles. Isso não é justo com a presidente. Ela está sendo minimizada com suas ações”, observa Justiniano.

O vereador disse também que os deputados precisam apresentar, de forma mais clara, os recursos que indicam ao município, uma vez que, segundo ele, as cobranças dos munícipes, geralmente, só recaem sobre os edis.

“Os deputados não falam quanto trouxeram para Feira de Santana. Ninguém sabe quais foram os recursos destinados. E a população quando quer chegar a alguma autoridade vem até nós vereadores. Todos sabem onde moram os vereadores, mas não sabem onde moram os deputados. Acredito que é preciso que cada deputado diga quanto investiu em Feira de Santana, porque eles precisam ter mais compromisso com nossa cidade”, sugeriu Justiniano.

Vereadora indigna-se com “descaso” na saúde pública 

A presidente da Comissão de Saúde, vereadora Aldney Bastos Marques Neinha (PMN), fez uso da tribuna da Casa Legislativa, na manhã desta segunda-feira (26), para lamentar a falta de estrutura dos hospitais públicos do país, sobretudo o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). A edil fundamentou seu discurso com uma reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, exibida no último domingo.

Segundo a edil, o tomógrafo – aparelho usado para examinar o cérebro – encontra-se encaixotado, há mais de dois anos no HGCA. “Quantas pessoas morreram por não terem tido a oportunidade de fazer uma tomografia? Estão brincando com a saúde”, afirma a edil.

Neinha ressaltou que foi divulgado pelo Fantástico que muitos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), mesmo com liminar da Justiça em mãos, não conseguem atendimentos. Ela citou o caso de uma enfermeira aposentada, identificada como Maria de Lourdes, de 66 anos, que sofre de um câncer no estômago. “Uma profissional que sempre salvou vidas e, hoje, está à mercê do sistema”, disse a vereadora, afirmando que é revoltante essa situação.

Indignada, ela declarou: “os governantes têm que entender que saúde não é brincadeira, se não tem maca, não tem médico, isso não é uma preocupação do usuário, e sim dos governantes”, pontuou.

Vereador parabeniza fotógrafo Luiz Tito por mais uma premiação no jornalismo 

Na manhã desta segunda-feira (26), em discurso na sessão ordinária da Casa Legislativa, o vereador Roque Pereira (PTN) manifestou alegria e satisfação pela conquista do repórter fotográfico do Grupo A TARDE, Luiz Vitoriano Tito Pereira, que foi um dos vencedores do 1º Concurso Nacional de Fotografia dos Correios. Ele alcançou o 3º lugar na categoria profissional.

Luiz Tito reside em Feira de Santana há muitos anos. Para o edil, o 3º lugar na categoria profissional é motivo de orgulho para o município, pois vincula, de forma positiva, o nome da cidade a nível nacional.

Com 22 anos de carreira, destes 14 a serviço do Grupo A TARDE, o carioca Luiz Tito como é conhecido profissionalmente acumula premiações, a exemplo de dois prêmios da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e dois do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) regional Feira de Santana.

Vereador Nery declara apoio a Angelo Almeida para deputado estadual 

Na manhã desta segunda-feira (26), o vereador Alberto Nery (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal para declarar seu apoio ao seu colega de partido, o ex-vereador Angelo Almeida, para deputado estadual na eleição deste ano.

“Eu, vereador Alberto Nery, e o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Feira de Santana, entendemos que esta cidade precisa de outro representante do PT, para que nossas demandas sejam atendidas”, declarou o edil, salientando a importância de o município contar com mais representantes na Assembleia Legislativa da Bahia.

Segundo o petista, o pré-candidato Angelo Almeida, que é suplente de deputado estadual, teve na última eleição mais de 25 mil votos, sendo que em Feira de Santana foram mais de 10 mil. “Na última campanha, ele não teve o nosso apoio, mas hoje tem o apoio do vereador Pablo Roberto, do ex-vereador Marialvo Barreto, Ivanide Santa Bárbara, entre outros. Com o apoio de todos esses companheiros, teremos, com certeza, um representante à altura da nossa cidade”, afirmou.

Na oportunidade, Nery anunciou que, na próxima semana, os suplentes de deputado federal, Colbert Martins (PMDB) e Sérgio Carneiro (PT), deverão retornar à Câmara dos Deputados. “A nossa cidade só tem a ganhar”, observa.

Vice-presidente da FIEB é homenageado com Comenda Maria Quitéria 

O Legislativo feirense concedeu em sessão solene na noite da última sexta-feira (23), a Comenda Maria Quitéria ao vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Edison Virgínio Nogueira Correia, pelos serviços prestados a comunidade de Feira de Santana, na área do vestuário. A homenagem atendeu ao decreto legislativo nº 05/2006, de autoria do ex-vereador, Jair Silva de Jesus.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, representou o prefeito José Ronaldo de Carvalho durante o ato solene conduzido pelo presidente da Casa da Cidadania, vereador Justiniano França, que compôs a mesa juntamente com o homenageado e sua esposa, Lucicléia Correia.

Natural de Santa Teresinha, centro-norte baiano, Edison Virginio chegou à Feira de Santana em 1976, onde cursou o ensino médio no Colégio Estadual. É bacharel em Administração pela Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) e pós-graduado em Marketing Estratégico pela mesma instituição. Iniciou a carreira profissional como vendedor de miudezas e loja de confecções em 1978.

Pouco tempo depois, assumiu a gerência proprietária de loja de vestuário e equipamentos de segurança. Atuante nas áreas comercial e industrial, Edison Virgínio foi diretor financeiro do Sindicato da Indústria de Vestuário de Feira de Santana (SINDVEST) no período de 1996 a 2002, e presidente do referido sindicato no período de 2003 a 2006.

O homenageado também foi responsável pela indicação de doação de comodato da área que abriga, atualmente, o Centro de Distribuição das Fábricas de Confecção de Feira de Santana. Também atuou como presidente da Associação Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (Asceteb) e do Pólo das Indústrias de Confecções de Feira de Santana, além de conselheiro do Serviço Social da Indústria (SESI) e membro das Micro e Pequenas Empresas. Em 2013, foi agraciado com o Título de Cidadão Feirense na Câmara Municipal.

A saudação aos presentes foi feita pelo presidente da Casa da Cidadania, vereador Justiniano França, em nome do ex-vereador Jair de Jesus, autor da homenagem concedida pela Mesa Diretiva da Casa. Justiniano destacou o perfil empreendedor do homenageado, que há 38 anos dedica a sua vida ao ramo de confecções.

“Trata-se, portanto, de um homem de hábitos simples, comprometido com o trabalho e bem estar desta cidade, gerando inúmeros empregos. Por tudo isso, é digno desta homenagem e, com certeza, tem a disposição de servir por muitos anos ao nosso povo com relevância”, pontuou.

O vice-presidente da FIEB agradeceu a honraria e as palavras de carinho recebidas. “Sinto-me honrado em receber esta homenagem. Pois, representa o reconhecimento por uma história de trabalho e educação pautada por valores e princípios fundamentais que nortearam a minha vida. Tais valores são provenientes de uma educação doméstica exemplar”, ressaltou.

Edison Virgínio Nogueira Correia dedicou a homenagem a sua família, em especial, aos seus pais José Santana Correia e Judite Nogueira Correia, que, segundo o homenageado, foram essas pessoas que deram a ele o alicerce para o desenvolvimento das suas ações.

O vice-presidente da FIEB finalizou o seu discurso de agradecimento, recitando uma frase de autoria do arcebispo emérito de Olinda e Recife, dom Hélder Câmara: “É graça Divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca”.

Além dos nomes citados, a solenidade foi acompanhada pelos vereadores Carlito do Peixe e José Carneiro; ex-vereador Jair de Jesus; Edivaldo Amaral, diretor do Sindicato de Vestuário de Feira de Santana; Jayro da Silva Miranda Lima, diretor geral do Centro Industrial do Subaé (CIS); Miguel Angelo Nery, conselheiro do CETEB; os filhos do homenageado Clédson Monteiro Correia, Roberto Monteiro Correia e Fernanda Monteiro Correia; além de outros familiares, amigos e sociedade civil.

 

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116505 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.