Projeto promove workshop de formação e vivência artística para professores da rede de ensino de Feira de Santana

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Ação do projeto Fantasia Um Caminho na Educação.
Ação do projeto Fantasia Um Caminho na Educação.

O projeto ‘Fantasia Um Caminho na Educação’, iniciado em 2005, irá realizar em 2014 uma nova edição com o propósito de continuar levando o teatro de forma gratuita para crianças de escolas públicas do Município de Feira de Santana e região. Idealizado e produzido pelo Diretor de Produção da Cia. Cuca de Teatro, Henrique Motté, o Projeto vem permitindo o convívio e a aproximação com espetáculos teatrais, não apenas como entretenimento, mas também como fonte interdisciplinar de conhecimento. O Projeto apresenta os espetáculos de repertório da Cia. Cuca de Teatro, grupo feirense que trabalha há mais de 15 anos com teatro para infância e juventude.

A primeira etapa de apresentações acontece no período de maio a junho com a realização de 08 apresentações gratuitas para estudantes da rede pública de ensino do espetáculo “Só Depende de Nós” – Rumo a Copa 2014 e a preços populares para a rede particular de ensino. O espetáculo trata de temas relacionados ao meio ambiente e ao contexto em que estamos vivendo, todos rumo a Copa 2014. O Projeto Fantasia Um Caminho na Educação tem o patrocínio da empresa Pererê Peças e do Governo do Estado da Bahia através do Programa de Fomento a Cultura (Fazcultura).

Além de levar os alunos ao teatro como forma de incentivo e valorização das artes cênicas, o Projeto abre a sua programação de 2014 com a realização do Workshop de Formação e Vivência Artística que acontecerá no dia 14 de maio no Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA. O Workshop tem como intuito oferecer ao corpo docente de professores, coordenadores de instituições municipais, estaduais e particulares, atividades práticas e teóricas em arte educação que os auxiliem em suas ações interdisciplinares. O objetivo é disponibilizar ferramentas desta área de conhecimento que favoreçam a elaboração de práticas pedagógicas inovadoras utilizando elementos das linguagens artísticas na construção de um fazer pedagógico interdisciplinar. A vivência tem um total de 8 horas, sendo 4h pela manhã e 4h à tarde.

Ainda como parte inerente ao Workshop o grupo irá assistir o espetáculo “Só Depende de Nós” – Rumo a Copa, produto artístico que será apresentado aos alunos das escolas participantes. O Workshop de Formação e Vivência Artística conta com o apoio e parceria do CEART – Centro de Arte Educação e Cultura Mário Gusmão, da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da sua Secretaria de Educação e da Universidade Estadual de Feira de Santana, através do Centro Universitário de Cultura e Arte.

A equipe do CEART, responsável junto com a Cia. Cuca de Teatro pela realização do Workshop, trabalha com formação de professores em arte educação em Salvador e interior do estado da Bahia desde 2012. A equipe de professores do Centro de Arte, Educação e Cultura Mario Gusmão (CEART) acredita na possibilidade de construir ações conjuntas que colaborem com a reflexão sobre a práxis cotidiana do educador, através de uma discussão teórica e prática numa metodologia educacional interdisciplinar. As opções metodológicas em arte educação, iniciadas por Ana Mae Barbosa, passando por Duarte Júnior e Olga Reverbel construíram no Brasil o ensino das artes a partir de uma visão interdisciplinar, tratando este paradigma como inerente a esta área do conhecimento. “E é esta a contribuição fundamental que pode ser compartilhada com os professores que venham a participar do Workshop, salienta Tatiana Senna, uma das professoras do CEART”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113897 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]