Programa Hemoba em Ação busca captar doadores em Feira de Santana

Vista aérea de Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Vista aérea de Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Vista aérea de Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Vista aérea de Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

Com o objetivo de realizar um mutirão para captar doadores de sangue em Feira de Santana, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) lançou, nesta terça-feira (27/05/2014), o Programa Hemoba em Ação na cidade. A iniciativa, que conta com a parceria da Paróquia Senhor dos Passos e da Pastoral da Saúde, acontece até sexta-feira (30) no estacionamento em frente à Prefeitura Municipal.

Na semana passada, a iniciativa aconteceu na Assembleia Legislativa (AL) e contou com a parceria da Comissão de Saúde e Saneamento da Casa, da qual a deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) é vice-presidente. Também profissional de saúde, a parlamentar valoriza a iniciativa e reforça a importância do ato de doar sangue, visando estimular a população feirense. “Este pequeno gesto pode salvar inúmeras vidas. Quantas pessoas, neste momento, estão precisando de bolsas de sangue? Para termos uma ideia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, para manter estoques satisfatórios, sejam necessários pelo menos 3% da população doando sangue de forma regular. Porém, no Brasil, dados do Ministério da Saúde apontam que apenas 1,7% da população é doadora. Na Bahia, somente 1% da população é doadora de sangue e predominam doadores de reposição, ou seja, aqueles que estão doando porque algum parente ou amigo próximo está precisando”, afirma a parlamentar.

A mesma acrescenta: “Quero frisar também que a Copa do Mundo e os festejos juninos estão chegando e nos deixam em alerta, pois a quantidade de pessoas que necessitam de doação de sangue pode aumentar no Estado. Por isso, vamos colaborar para ajudar a modificar os dados da OMS e do Ministério da Saúde; vamos ajudar esta ação tão importante do Hemoba que está convocando toda a população feirense para doar sangue e aumentar o estoque das unidades de coleta em todo Estado”, destaca Graça Pimenta.

Requisitos

As pessoas que desejam doar sangue devem apresentar algumas condições básicas, dentre elas ter boa saúde, possuir entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; pesar no mínimo 50kg, estar descansado – ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; estar alimentado – evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação; e apresentar documento original com foto. Vale ressaltar que menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis legais.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108618 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]