Os desafios do gestor contemporâneo

Empresário Luiz Augusto Carneiro Foto: Apeixoto
Empresário Luiz Augusto Carneiro Foto: Apeixoto
Empresário Luiz Augusto Carneiro Foto: Apeixoto
Empresário Luiz Augusto Carneiro
Foto: Apeixoto

O grande desafio de gerir um negócio na selva da competitividade na era do conhecimento, caracterizada pela grande velocidade das mudanças nas variáveis externas e internas, está em conhecer profundamente onde se pretende chegar no futuro, utilizando as diversas ferramentas de gestão estratégica para obter informações que fundamentem a tomada de decisão na direção do propósito do negócio.

As ferramentas de gestão abordadas em um planejamento estratégico, permitem que o gestor conheça o seu negócio, o ambiente no qual está inserido, as perspectivas para o futuro, bem como, o que fazer para manter-se sustentável, gerando satisfação e retorno esperado para os seus interessados. Com este estudo é possível vislumbrar caminhos com maior probabilidade de sucesso para a realização do propósito pretendido.

Porém, as incessantes e céleres mudanças no mundo da tecnologia e de gestão, advindas das variantes internas e externas, compõem o grande desafio dos gestores. Para estarem conectados com a nova realidade, os gestores envolvidos com os diversos projetos de gestão, devem saber onde querem chegar e delinear de forma clara e precisa, as ferramentas de gestão estratégicas que deverão ser utilizadas, de forma a reunir informações suficientes e necessárias a uma tomada de decisão que permita o desenvolvimento e sucesso do objetivo desejado no negócio empreendido.

As ferramentas de gestão adotadas em um projeto deverão ser corretamente utilizadas, permitindo ao gestor tomar conhecimento de seu negócio por inteiro e possibilitando antever o alcance do objetivo traçado, incluindo então, posição futura do negócio, sua sustentabilidade, previsão de mudança de rota para obtenção do resultado pleiteado e crescimento do negócio.

De modo geral, os gestores têm que estar preparados para inovar, usando das ferramentas de gestão de maneira positiva e produtiva.

Sobre Alberto Peixoto 488 Artigos
Antonio Alberto de Oliveira Peixoto, nasceu em Feira de Santana, em 3 de setembro de 1950, é Bacharel em Administração de Empresas pela UNIFACS, e funcionário público lotado na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, atua como articulista do Jornal Grande Bahia, escrevendo semanalmente, é escritor e tem entre as obras publicadas os livros de contos: 'Estórias que Deus Dúvida', 'O Enterro da Sogra, 'Único Espermatozóide', 'Dasdores a Difícil Vida Fácil', participou da coletânea 'Bahia de Todos em Contos', Vol. III, através da editora Òmnira. Também atua como incentivador da cultura nordestina, sendo conselheiro da Fundação Òmnira de Assistência Cultural e Comunitária, realizando atividades em favor de comunidades carentes de Salvador, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus. É Membro da Academia de Letras do Recôncavo (ALER), ocupando a cadeira de número 26. E-mail para contato: reyapeixoto@yahoo.com.br.