‘O gol esquecido’ de Mayrant Gallo é lançado em Salvador

Convite do lançamento do livro "O gol esquecido".
Convite do lançamento do livro "O gol esquecido".

Final da Copa do Mundo, da Libertadores ou do Brasileirão. O drible  surpreende a todos, a bola balança a rede e o estádio vem a baixo. Não dá pra controlar o choro. De alegria. De tristeza. Para uns até parece que um filho nasceu. Para outros, que morreu. Uma partida de futebol é uma experiência mística e poética que ciência alguma conseguirá medir e delimitar. Uma epifania. É neste espírito, que se fortalece ainda mais com a Copa do Mundo que Mayrant Gallo lança no dia 31 de maio (sábado), das 11h às 14h, na Livraria LDM – Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha (Praça Castro Alves, s/n – Salvador – BA), o livro O Gol esquecido: contos de futebol.

A poesia mística dos noventa minutos motivou o ficcionista-torcedor Mayrant Gallo a juntar num só plano, num só campo, o futebol e a literatura. O resultado é o livro O Gol esquecido (selo A Girafa), uma coletânea que reúne vinte e um contos curtos e intensos, consagrados ao esporte mais popular do Brasil. Cada conto, uma sequência perfeita de passes rápidos. Uma comovente sucessão de lances culminando num gol de placa.

Para certos torcedores uma partida de futebol é música: uma sinfonia executada por vinte e dois virtuoses, dois maestros, um juiz e dois bandeirinhas. Para outros é teatro. Ou guerra. Como destaca o escritor Nelson de Oliveira, no texto das orelhas do livro, “para Mayrant Gallo é tudo isso e também matéria-prima para a melhor ficção. O variado registro cromático dos contos deste O gol esquecido oferece ao leitor as múltiplas facetas do futebol-arte, mais próxima do paraíso, e do futebol-negócio, mais próxima do inferno. Nada disso ficou de fora. O belo e o feio, o delicado e o violento, a virtude e o pecado, está tudo aqui. São muitas situações, todas retratadas com a mesma habilidade e elegância que o autor já mostrou em seus livros anteriores. O craque vilipendiado, o gol de mão, o gol contra e o gol de goleiro, o técnico com a cabeça a prêmio, o juiz ladrão e o jogo comprado, a cartolagem corrupta, a guerra de torcidas, a bebida, o sexo e a morte. Todos os matizes do futebol (os líricos e os cruéis) encontraram um lugar nesta coletânea-campeonato.”

Sobre o autor – Mayrant Gallo é escritor e professor. Foi colaborador dominical do Correio da Bahia, no qual publicou mais de trezentos textos, entre crônicas, contos e ensaios. Sua novela Moinhos ganhou o prêmio Literatura Para Todos 2009, do Ministério da Educação – MEC. Autor dos livros O inédito de Kafka (2003), Nem mesmo os passarinhos tristes (2010), Três infâncias (2011), Brancos reflexos ao longe (2011) e Cidade singular (2013). Publicou também Os encantos do sol (2013, selo Escrituras) e O gol esquecido (2014,  selo A Girafa).

Serviço:

O quê: Lançamento do livro O Gol esquecido: contos de futebol, Mayrant Gallo

Onde:  Livraria LDM, no Espaço Itaú de Cinema – Praça Castro Alves – Salvador/BA.

Quando: Dia 31 de maio (sábado), das 11h às 14h.

Entrada: Gratuita.

Editora: Selo A Girafa. Número de páginas: 96. Valor R$ 25,00.

Informações: (71) 3277-8622.

Mayrant Gallo lança obra literária
Mayrant Gallo lança obra literária.
Mayrant Gallo lança obra literária
Mayrant Gallo lança obra literária.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109822 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]