Governador Jaques Wagner autoriza reformas em terreiros de Salvador e Recôncavo Baiano

Governador Jaques Wagner investe em patrimônio imaterial.
Governador Jaques Wagner investe em patrimônio imaterial.
Governador Jaques Wagner investe em patrimônio imaterial.
Governador Jaques Wagner investe em patrimônio imaterial.

Em evento nesta quinta-feira (15/05/2014), no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo (CAB), o governador Jaques Wagner e representantes da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro-Ameríndia (AFA) e da Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (Acbantu) assinaram ordem de serviço para reforma e revitalização de terreiros e templos de matrizes africanas em Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Cachoeira e Maragogipe.

Na ocasião, também foi autorizado o início do processo de licitação para obras de instalação de equipamentos no terreiro Ilê Axè Opó Afonjá, na capital baiana. O conjunto de intervenções totaliza R$ 4 milhões em investimentos. “São matrizes fundamentais na formação do povo brasileiro e por isso temos o dever de reconhecer a importância dos terreiros para nossas tradições e cultura”, afirmou o governador.

A assinatura do documento garante os recursos para a execução da terceira e quarta etapas, do total de seis, da parceria entre a Acbantu e o Governo do Estado. Aproximadamente 24 terreiros, que compõem a entidade, já foram contemplados pelo projeto e mais 28 estão em reforma. Já a parceria com a AFA projeta contemplar mais dez territórios culturais de matrizes africanas. No total, os convênios contemplam 64 terreiros com obras de recuperação de telhados, instalações elétricas e hidráulicas, ampliação de estrutura física, delimitação de terrenos e contenções.

Também estiveram presentes o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Manuel Ribeiro, o presidente da AFA, Leonel Monteiro, e o presidente da Acbantu, Raimundo Nonato – Taata Konmannanjy.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112616 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]