Governador Jaques Wagner autoriza reformas em terreiros de Salvador e Recôncavo da Bahia

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Governador Jaques Wagner investe em patrimônio imaterial.
Governador Jaques Wagner investe em patrimônio imaterial.

Em evento nesta quinta-feira (15/05/2014), no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo (CAB), o governador Jaques Wagner e representantes da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro-Ameríndia (AFA) e da Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (Acbantu) assinaram ordem de serviço para reforma e revitalização de terreiros e templos de matrizes africanas em Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Cachoeira e Maragogipe.

Na ocasião, também foi autorizado o início do processo de licitação para obras de instalação de equipamentos no terreiro Ilê Axè Opó Afonjá, na capital baiana. O conjunto de intervenções totaliza R$ 4 milhões em investimentos. “São matrizes fundamentais na formação do povo brasileiro e por isso temos o dever de reconhecer a importância dos terreiros para nossas tradições e cultura”, afirmou o governador.

A assinatura do documento garante os recursos para a execução da terceira e quarta etapas, do total de seis, da parceria entre a Acbantu e o Governo do Estado. Aproximadamente 24 terreiros, que compõem a entidade, já foram contemplados pelo projeto e mais 28 estão em reforma. Já a parceria com a AFA projeta contemplar mais dez territórios culturais de matrizes africanas. No total, os convênios contemplam 64 terreiros com obras de recuperação de telhados, instalações elétricas e hidráulicas, ampliação de estrutura física, delimitação de terrenos e contenções.

Também estiveram presentes o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Manuel Ribeiro, o presidente da AFA, Leonel Monteiro, e o presidente da Acbantu, Raimundo Nonato – Taata Konmannanjy.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121795 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.