Em Feira de Santana, governo, profissionais de imprensa e estudantes de comunicação debatem relação institucional e violência contra a liberdade de expressão

Debate contou com a presença do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho.
Debate contou com a presença do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho.
Debate contou com a presença do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho.
Debate contou com a presença do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho.
Secretário de Comunicação de Feira de Santana, Valdomiro Silva, diz que município promoverá e ou apoiará novos eventos sobre o tema.
Secretário de Comunicação de Feira de Santana, Valdomiro Silva, diz que município promoverá e ou apoiará novos eventos sobre o tema.
José Carlos Torves palestrou sobre problemas que os profissionais enfrentam.
José Carlos Torves palestrou sobre problemas que os profissionais enfrentam.

Palestra sobre violência contra jornalistas e debate Mídia e Governo foi promovido pela Secom atraiu estudantes e profissionais 

A violência contra jornalistas e a relação entre mídia e governo foram os temas debatidos na noite desta quinta-feira, 15, por profissionais e alunos de jornalismo em Feira de Santana. O evento, realizado no auditório do Hotel Acalanto, foi promovido pela Secretaria Municipal de Comunicação Social em parceria com Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia, Sindicato dos Radialistas de Feira de Santana e Associação Baiana de Imprensa – ABI.

Proferida pelo diretor da Federação Nacional dos Jornalistas, José Carlos Torves, a palestra “Violência contra profissionais da comunicação” tratou de um tema que está em evidência no país. Com números e exemplos práticos, o dirigente alertou a todos pela situação delicada em que vive os profissionais no país, principalmente em períodos de manifestações populares.

Logo após, foi a vez de uma mesa redonda, com a presença do secretário de Comunicação de Feira de Santana, Valdomiro Silva, o diretor do Departamento de Rádiojornalismo da Secom-BA, Edmundo Filho e do radialista Dilton Coutinho. O tema do debate foi “Mídia e Governo”. Na oportunidade, todos discutiram o papel em que cada setor desempenha no processo da comunicação.

O evento contou com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho. “Encontro de jornalistas geralmente é para resenhar. Hoje a noite especial é para discutir temas importantes. Em nossa cidade não temos índices de violência contra jornalistas, e como homem público sempre trato todos com muito respeito”, declarou.

A professora Andrea Souza aprovou a realização das palestras. “Foi um evento muito proveitoso. Isso é sempre bom para que possamos adquirir mais experiências. E trazer os alunos para discutir esses temas com os palestrantes é viver efetivamente o que é dito em sala de aula”.

Também estiveram presentes a presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), Marjore Moura;  o presidente da seccional Nordeste Norte da Associação Baiana de Imprensa (ABI), Jair Cezarinho; e Almir Melo, representando o Sindicato de Radialistas de Feira de Santana. Os estudantes que participaram receberam certificado com carga horária de 4h.

Mídia e Governo trabalham em prol da sociedade, assunto foi tema de uma mesa redonda 

É uma via de mão dupla. Essa foi a definição estabelecida para o relacionamento entre a mídia e o governo no processo de comunicação. O assunto foi tema de uma mesa redonda na noite desta quinta-feira, 15, em evento realizado no Hotel Acalanto.

Os jornalistas Valdomiro Silva (secretário municipal de Comunicação Social), Edmundo Filho (diretor do Departamento de Rádiojornalismo da Secom-BA) e Dilton Coutinho (âncora do programa Acorda Cidade) debateram “Mídia e Governo” com os profissionais e alunos presentes no encontro.

Quem abriu as discussões foi o secretário Valdomiro Silva, que viveu os dois lados da moeda. “Já fui diretor, editor e dono de jornal, além de âncora de programas de rádio. Hoje faço parte do Governo e posso entender os dois lados”, afirmou.

Segundo o secretário, o mais difícil neste processo é desmistificar a cultura popular de que o meio de comunicação que veicula anúncios do governo é comprado. “Existe esse dito popular, o que não é verdade. Há diversos meios de comunicação sérios que têm sua independência editorial, e isso é importante. Não pode simplesmente se curvar por ter anúncios”.

Destacando o trabalho das assessorias de imprensa governamentais e também os meios de comunicação de massa, o radialista Dilton Coutinho exemplificou a questão. “Ambos têm um papel fundamental na sociedade. A Secretaria utiliza os veículos para a divulgação. É uma prestação de contas para o povo. Porém, nem tudo é interessante nós divulgarmos”.

“O Governo e a mídia têm pontos de vistas diferentes sobre diversas notícias. E mediar o compromisso do gestor público e a imprensa é papel do assessor de comunicação. Isso é garantir que o trabalho seja feito com ética e responsabilidade”, ressaltou Edmundo Filho.

O evento foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Comunicação Social em parceria com a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia, Sindicato dos Radialistas de Feira de Santana e Associação Baiana de Imprensa – ABI. Ele abriu uma série de encontros com a imprensa e estudantes que serão promovidos pelo Governo Municipal.

Confira imagens do evento

Loading Images
wpif2_loading
Carlos Augusto (1)
Carlos Augusto (2)
Carlos Augusto (3)
Carlos Augusto (5)
Carlos Augusto (6)
Carlos Augusto (7)
Edmundo Filho
José Carlos Torves
José Ronaldo (2)
José Ronaldo (11)
Luiz Tito (2)
Valdomiro dos Santos Silva
Valdomiro dos Santos Silva e José Ronaldo de Carvalho
Debate contou com a presença do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112823 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]