Em Feira de Santana, ADUFS comemora 33 anos em defesa da Universidade pública

Convite do evento em comemoração aos 33 anos da ADUFS.

Convite do evento em comemoração aos 33 anos da ADUFS.

É quase impossível falar da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) sem se reportar à importância da Associação dos Docentes (Adufs), entidade que representa os professores. Suas histórias se entrelaçam. No dia 14 de maio de 2014, a Adufs completa 33 anos e no dia 31 é a vez da Uefs comemorar 38 anos de criação. Ao longo da história, a Associação tem dado grande contribuição à luta em defesa da Educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Dentre as conquistas, destacam-se a ampliação do orçamento da instituição, o Estatuto do Magistério Superior, melhorias salariais e nas condições de trabalho, além da contribuição fundamental na democratização e na transparência administrativa na Uefs.

Caracterizada pela combatividade e independência em relação a reitorias, governos e partidos políticos, também se incorporou às lutas gerais da classe trabalhadora, articulando reivindicações dos professores às de outras categorias. Elson Mora, diretor da Adufs, lembra que existem demandas específicas do Movimento Docente (MD), mas que o compromisso é com a defesa da Universidade Pública e de uma sociedade mais justa. Para ele, “o enfrentamento que a categoria, através da Associação, fez em mais de três décadas contra a política dos governos, os quis não demonstraram nenhuma prioridade para a Educação pública, é um exemplo de coerência e de sindicalismo sério, sem se dobrar a oportunismos ou manobras, nem a interesses de grupos”.

Quando se deu a modificação da Fundação Universidade de Feira de Santana (Fufs) em Universidade, em 1981, os professores se organizaram por causa dos efeitos dessa medida do governo, tomada de maneira autoritária e desrespeitando os direitos dos que nela já trabalhavam. Nesse contexto, em meio à pressão do fim do regime militar, foi fundada a Associação dos Docentes da Uefs, já que na época não era permitida a sindicalização dos servidores públicos. A transformação em Seção Sindical do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, que até então era uma Associação, a Andes, ocorreu em 1989. Na perspectiva de unificar suas lutas com as da classe trabalhadora, filiou-se à Central Sindical e Popular (CSP Conlutas), em 2010.

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO

Dois debates serão realizados na próxima quinta (15), para comemorar o 33º aniversário da Adufs. O professor Rodrigo Sá Motta (Universidade Federal de Minas Gerais) ministra a palestra A universidade e a ditadura: repressão e modernização, às 9h, e, às 14h, Ceici Kameyama, membro da Intersindical, falará sobre 50 anos do golpe: as lições para o presente. Ambas as atividades acontecerão no auditório do módulo IV da Uefs.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]

Be the first to comment on "Em Feira de Santana, ADUFS comemora 33 anos em defesa da Universidade pública"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*