DETRAN-BA conclama população a participar do “Maio Amarelo”, movimento de conscientização para redução de acidentes de trânsito

Página na Internet do Maio Amarelo.
Página na Internet do Maio Amarelo.
Página na Internet do Maio Amarelo.
Página na Internet do Maio Amarelo.

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) está participando do movimento de conscientização para redução de acidentes de trânsito internacional “MAIO AMARELO”, o projeto nasceu com uma única proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo, durante todo o mês de maio, o órgão realizará comandos educativos com distribuição de material em diversos pontos da capital baiana, além de outdoor em toda a cidade divulgando a ação.

Para o diretor geral do órgão, Maurício Botelho, a adesão do Detran-Ba ao movimento é o primeiro passo para que outras instituições se interessem, “Esperamos que a sociedade apoie esse movimento e nos ajude a promover maior segurança para as pessoas no trânsito, para que possamos diminuir o índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo”, disse.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre poder público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e, mais do que chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortos, feridos e sequelados permanentes no trânsito, mobilizar o seu envolvimento e também dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que o tema exige, nas mais diferentes esferas.

Na carona do sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “MAIO AMARELO” irá promover atividades voltadas a conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

E por isso, o seu símbolo não poderia ser diferente do laço escolhido, na cor amarela, que simboliza a atenção e sinalização de advertência no trânsito, e está amplamente consolidada pela sociedade. A escolha propositada do laço como símbolo do movimento vai ao encontro da necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar as cautelas e prudência hábeis a poupá-lo de ser uma vítima.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108671 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]