Deputados pedem a presidenta Dilma Rousseff criação de Universidade Federal do Nordeste da Bahia

Joseildo Ramos defende criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia.Joseildo Ramos defende criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia.
Joseildo Ramos defende criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia.

Joseildo Ramos defende criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia.

Em documento assinado por todos os 63 parlamentares, a Assembleia Legislativa vai pedir a presidente Dilma Roussef a criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia, a UFNB. O documento será encaminhado ao Palácio do Planalto nesta quinta-feira (29/05/201). Um dos autores da indicação suprapartidária, o deputado Joseildo Ramos (PT) coletou as assinaturas dos colegas e destacou a importância da criação de mais uma universidade para o estado.  “Estamos falando do maior vazio territorial do país sem uma universidade pública federal. Essa é uma luta de reparação de direitos e justiça social”, afirmou. Segundo o parlamentar, a implantação da UFNB beneficiará diretamente dois milhões de baianos em 74 municípios dos territórios da Bacia do Jacuípe, Sisal, Semiárido Nordeste II e Litoral Norte/Agreste Baiano.

Joseildo alertou sobre o atraso histórico no desenvolvimento da educação superior baiana e aproveitou para alfinetar a oposição. “Sem dúvida, a Bahia foi preterida. Aqueles que governaram esse estado por tanto tempo foram omissos e hoje aparecem como salvadores da pátria. Deixaram de herança dois milhões de analfabetos e um estado com apenas a UFBA. Somente depois de Lula, Dilma e Wagner que a Bahia incorporou cinco novas universidades federais”, criticou.

Avanços 

A interiorização do ensino superior e a criação de novas universidades são alguns dos principais legados dos governos Lula e Dilma. Até 2002 o Brasil contava com 45 universidades federais distribuídas em 148 campi. Entre 2003 e 2010 foram criadas 14 universidades e 126 campi. Outras quatro universidades serão criadas este ano, totalizando 63 universidades federais e 321 campi. Na Bahia foram criadas quatro novas universidades: UFRB, Univasf, UFSB e UFOB. A luta pela criação da UFNB tem mobilizado milhares de baianos. Mais de 25 audiências públicas foram realizadas no interior do estado. O projeto acadêmico está sendo coordenado pelo reitor da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), Paulo Gabriel Nacif. O governador Jaques Wagner o deputado federal Rui Costa (PT), pré-candidato à sucessão, também participam do movimento pela criação da universidade.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]