Deputado Carlos Gaban defende criação de auditoria interna na estrutura dos próximos governos da Bahia

Carlos Gaban defende candidatura ao TCE.
Carlos Gaban defende candidatura ao TCE.
Carlos Gaban defende candidatura ao TCE.
Carlos Gaban defende candidatura ao TCE.

Candidato à vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE), no cargo até então ocupado pelo conselheiro Zilton Rocha, que antecipou sua aposentadoria, o deputado Carlos Gaban (DEM), indicado pela bancada de oposição da Assembleia Legislativa, foi sabatinado, nesta terça-feira (27/05/2014), pelos parlamentares da Casa. Com larga experiência no Legislativo, considerado pelos colegas como um estudioso nos exames das contas públicas, o líder do Democratas deixou claro qual será sua bandeira, caso seja eleito. “Quando chegar no Tribunal de Contas do Estado farei uma defesa intransigente para que se implante a auditoria interna na estrutura dos próximos governos. Apoiarei, defenderei, e lutarei, se chegar ao TCE, para que tenhamos um controle externo cada vez mais atuante, cada vez mais treinado e preparado”, enfatizou o deputado.

“Não é dever do Tribunal de Contas punir ninguém, o órgão, inclusive, deve auxiliar os governadores, apontando, no transcurso do ano, as eventuais falhas que tiverem, para que os governos corrijam as irregularidades. Mas isso só poderá ser feito se o governo tiver um controle interno implantado e o TCE uma auditoria externa atuante”, completou.

Gaban disputa a vaga com o deputado federal Zezéu Ribeiro (PT), indicado pelo governador do estado. O parlamentar reiterou que não tem nada pessoal contra o colega, o qual respeita muito, porém salientou a importância da Casa defender os seus direitos. “Para um Poder Legislativo ser forte, tem que cumprir com as suas obrigações. Cabe a ele indicar as vagas. Prerrogativas de um poder têm que ser respeitadas. Se a vaga pertence à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia tem que ser, ou de um deputado estadual ou de um ex-deputado, nunca de fora”, justificou.

Formado em Engenharia de Telecomunicações e Engenharia Elétrica, Carlos Gaban já assumiu cargos importantes ao longo da carreira. Eleito por quatro mandatos consecutivos, o parlamentar já foi Presidente da Casa, vice-líder da maioria, integrante de diversas comissões no parlamento, e atualmente, também é membro da Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle da Assembleia. Acumula ainda no currículo a função de diretor geral do Departamento de Telecomunicações do Estado da Bahia e presidente da Companhia de Engenharia Rural da Bahia-CERB.

Emocionado, Gaban afirmou que se tiver a honra de exercer o cargo de conselheiro do TCE não decepcionará a Casa, e o fará com a mesma dignidade que exerceu todos seus outros cargos públicos.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108248 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]