Deputada Graça Pimenta destaca reportagem do Fantástico que denuncia problemas com o setor de saúde

Deputada Graça Pimenta preocupada com situação dos hospitais baianos. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Deputada Graça Pimenta preocupada com situação dos hospitais baianos. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Deputada Graça Pimenta preocupada com situação dos hospitais baianos. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Deputada Graça Pimenta preocupada com situação dos hospitais baianos. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

O programa dominical Fantástico deste domingo (25/05/2014) apresentou, através de uma reportagem, o resultado de uma pesquisa inédita feita para compreender o que há de errado na saúde brasileira. Pela primeira vez, o Tribunal de Contas da União (TCU) analisou a qualidade do atendimento nos 116 hospitais públicos mais procurados pela população em todo o país.

As avaliações feitas nos hospitais da Bahia chamaram a atenção da deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) e deixaram a mesma preocupada. “Quero declarar a minha indignação com a forma como os serviços de saúde pública brasileira, em especial os prestados na Bahia, estão sendo ofertados à nossa população. Aliás, quem não está indignado com as situações apresentadas nesta importante matéria não tem a capacidade de se compadecer com a dor e o desespero do próximo. Sou profissional de enfermagem há mais de vinte anos e vice-presidente da comissão de Saúde desta Casa desde o início deste mandato. Portanto, o assunto abordado no programa dominical é algo que me interessa muito e sobre o qual tenho conhecimento de causa, adquirido no exercício da minha profissão”, afirma a parlamentar.

Na reportagem, um paciente internado no Hospital Geral do Estado (HGE) – o maior hospital púbico de Salvador -, com suspeita de hemorragia cerebral aguarda há mais de um mês a marcação de uma ressonância magnética. “Segundo o médico entrevistado na matéria e que, ao que me parece, trabalha na unidade, um paciente numa situação delicada como essa em qualquer lugar do mundo seria abordado de imediato, pois se for um aneurisma, por exemplo, e ele romper, o paciente morre. Ainda de acordo com o médico, no HGE não há aparelho de ressonância magnética. Então, já que lá não tem o equipamento, o paciente deveria ser logo encaminhado para um conveniado que fizesse o exame, visto a gravidade do mesmo”, sugere Graça Pimenta.

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, também foi apresentado na matéria. Lá, a câmera escondida do Fantástico flagrou um tomógrafo quebrado e o outro encaixotado, deixado num corredor. O equipamento, utilizado para examinar o cérebro, precisa ser instalado numa sala mais ampla.

Conforme a notícia, a Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (Sesab) diz que iniciou o processo de licitação da sala, mas ainda não tem previsão de quando o aparelho novo vai entrar em atividade. “Isso nos faz questionar quantas pessoas estão morrendo por conta de o equipamento estar parado? Quantas famílias estão angustiadas neste momento por verem seus entes queridos sofrendo pela falta de um exame que poderia lhes salvar a vida?, questiona a parlamentar.

A falta de medicação utilizada no tratamento dos pacientes internados também foi apontada. “Fiquei ainda mais perplexa quando, assistindo à matéria, o repórter indaga um médico do Clériston Andrade: “E quando não tem o antibiótico, como é que faz?”. E ele responde: “Você conhece o ‘seguro Senhor do Bonfim’? A gente amarra uma fita ali do lado, meu irmão, e vai””, pontua Graça Pimenta.

E acrescenta: “Este é o Estado que deve receber milhares de pessoas de várias partes do mundo nos próximos dias por conta da Copa. Difícil é entender como um lugar cuja população que precisa dos serviços de saúde sofre desse jeito está preparado para receber os de fora. Isso sem falar das outras questões, como a segurança pública. O povo baiano merece respeito e vamos lutar por isso!”, frisa.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112560 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]