Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 31 de maio de 2014

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Pessoas obesas

Um estudo publicado esta semana pela revista Lancet revela que o número de pessoas obesas e com excesso de peso aumentou de 857 milhões na década de 1980 para 2,1 mil milhões em 2013. Ainda segundo a pesquisa, nos últimos 33 anos, a taxa de adultos obesos e com excesso de peso aumentou 28%, enquanto a taxa das crianças e adolescentes (até os 19 anos) subiu 47%. A deputada estadual Graça Pimenta (PMDB), autora de um projeto de Lei apresentado na Assembleia Legislativa (AL), o qual se tornou a Lei nº 12.634/2013 – que institui a Semana Estadual de Educação Preventiva e do Enfrentamento da Obesidade Mórbida a ser realizada na última semana do mês de setembro – volta a reforçar os perigos ocasionados pelo excesso de peso à população. A obesidade já é considerada um problema de saúde pública. Em virtude disso, é preciso proporcionar o tratamento adequado ao paciente portador de obesidade mórbida, por exemplo, já que a doença exige uma atenção especial do Poder Público. Contudo, a participação da sociedade é fundamental para ajudar na redução destes dados”.

Para Hospital da Mulher

O Hospital da Mulher, em Feira de Santana receberá melhorias em breve. Desde quarta-feira, 28 , o Ministério da Saúde coloca à disposição da entidade R$ 1,7 milhão para a compra de novos equipamentos. O valor, publicado ontem no Diário Oficial da União, é fruto de uma emenda apresentada ao Orçamento pelo senador feirense João Durval (PDT-BA) e já está à disposição da Prefeitura Municipal de Feira. Em Brasília, o senador João Durval comemorou a decisão do Ministério da Saúde que ele já esperava. “Apresentei a emenda porque o nosso Hospital da Mulher precisava de melhorias. Felizmente obtivemos sucesso, tanto na apresentação da emenda, quanto na decisão do governo em atender a Feira de Santana”.

Realidade do Índio

As Políticas de Ações Afirmativas e a realidade do Índio nas Universidades Públicas do Brasil foi tema de mesa redonda sexta-feira ultima, na Uefs, com a participação de estudantes, professores e pesquisadores de diversas instituições. A atividade, que integra o projeto de extensão “Antropologia dos Povos Indígenas” teve a programação especifica. Neste projeto foram incluídas ações de apoio à residência universitária indígena, localizada na Universidade em apreço, colaborando para sua formação cultural e organizativa dentro do campus, além de instigar a expressão da diversidade dos grupos residentes.

Bodas

Completaram setenta e três anos de casados, oportunidade em que foi realizada uma recepção pelos seus familiares, Antônio Souza Carvalho e Florisvalda de Cerqueira Carvalho. São pais do fundador Academia Space Park João Arthur de Carvalho, figura conhecida no mundo fitness em Feira de Santana.

Cidadão Inocêncio 

O empresário Inocêncio Chaves Costa, presidente da METAF-Indústria de Comércio e Construções , localizada no Centro Industrial do Subaé, Feira de Santana especializada na fabricação em estruturas metálicas e pre-moldados,foi homenageado pela Câmara Municipal de Feira de Santana,com o Título de Cidadão Feirense,através Projeto de Decreto Legislativo,48/2013,de autoria do vereador, Antonio Rodrigues Pereira-Tonhe Branco(PSC),em sessão solene que será realizada sexta feira ultima. Nascido no município de Ribeira do Pombal, Inocêncio Chaves chegou em Feira de Santana em 1964, formou-se em Técnico em Contabilidade e depois de trabalhar em várias empresas e no Baneb montou sua própria empresa, em 1982, no bairro da Conceição,mudando 1996,para uma área de 43.000m2, na BR 324,gerando cerca de 400 empregos diretos e 2.000 indiretos, contribuindo, desta forma, com o desenvolvimento socioeconômico de Feira de Santana.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Sobre Antonio José Larangeira 3182 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.