Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 19 de maio de 2014

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Projeto Fantasia começa hoje

O Projeto FANTASIA UM CAMINHO NA EDUCAÇÃO patrocinado pela empresa Pererê e Governo do Estado da Bahia através do Programa de Fomento a Cultura (Fazcultura) inicia a sua programação de apresentações teatrais do espetáculo para escolas de Feira de Santana e região nesta segunda feira, no teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA com sessões do espetáculo “Só Depende de Nós – Rumo a Copa 2014” pela manhã e a tarde. As escolas que participarão das primeiras apresentações do Projeto são: Escola Municipal Noide Cerqueira, Escola Municipal Áureo de Oliveira Filho e Escola Municipal Maria de Lourdes Almeida Machado do Distrito Governador João Durval Carneiro. As apresentações ocorrerão sempre durante a semana, no período de hoje à 6 de junho.

Nova industria

Com investimentos de R$ 25 milhões, o grupo mineiro Qualitrafo escolheu o município de Irará, próximo à Feira de Santana, para implantar a sua primeira fábrica no Nordeste, com perspectiva de faturamento anual de R$ 70 milhões. A unidade baiana vai gerar cerca de 180 empregos diretos na fabricação de componentes eletromagnéticos, como para-raios, reatores para iluminação pública e condutores elétricos. A operação deverá começar em setembro em uma estrutura provisória de 1.500m2, enquanto não se iniciam as obras da fábrica com 30 mil m2, sendo 10 mil m2 de área construída. “Nós vamos dividir a nossa produção inicial em três fases: inicialmente vamos começar com para-raios de media tensão, para instalação na rede pública, depois reatores para a iluminação pública e, por fim, condutores elétricos. Estamos também desenvolvendo pesquisas com células fotovoltaicas, voltadas para a energia solar, que poderão ser a razão de uma expansão futura na Bahia”, diz José Gilberto de Melo, engenheiro elétrico e presidente da Qualitrafo. Também engenheiro elétrico, o secretário da Indústria, Comércio e Mineração James Correia, diz que a instalação da Qualitrafo pode consolidar a cadeia produtiva do setor elétrico na Bahia, reforçada pela implantação de empresas de componentes da área de energia elétrica, como Alstom, Gamesa, Tecsis, Acciona e Torrebras.

Convenio

O deputado Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, participou na noite de quinta-feira passada, da cerimônia de assinatura do convênio entre a Caixa Econômica Federal e o Centro das Indústrias de Feira de Santana . O evento contou com a participação do gerente regional de pessoa jurídica da CEF, Carlos Henrique, o presidente do CIFS, André Regis, além de gerentes das agências bancárias de Feira de Santana e empresários locais. Para o parlamentar, as empresas de Feira de Santana em parceria com a Caixa Econômica tendem a crescer ainda mais. No decorrer da reunião, o gerente regional Carlos Henrique apresentou as principais linhas de crédito da Caixa, dados da estatal, além de informações sobre investimentos, inflação, juros e oportunidades para as indústrias.

Festa da sanfona

Artistas de diversos municípios baianos e de outros estados brasileiros participam do 7º Festival de Sanfoneiros, evento anual realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana com o objetivo de incentivar e manter vivo um dos mais tradicionais símbolos da cultura nordestina, a sanfona. Uma grande festa vai marcar a final do Festival na próxima quinta-feira,22, a partir das 19h, no Auditório Central da Uefs, campus universitário, aberta ao público e com expectativa de mil presentes. Além de assistir e vibrar com a apresentação dos finalistas e de outras atrações artísticas, o público poderá se deliciar com bebidas e comidas típicas nos estandes e barracas instalados no entorno do Auditório Central. Haverá exibição de filmes com temas relacionados à cultura e artistas nordestinos, como Luiz Gonzaga e Dominguinhos, e show do músico Xangai. “O objetivo é fazer com que as pessoas se sintam nos tracionais ambientes nordestinos de festejos juninos, ou seja, nas roças, fazendas, vilarejos, fazendo com que os de mais idade revivam momentos felizes e os mais jovens aprendem a valorizar estes costumes”, afirma Selma Soares, diretora do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), entidade vinculada à Uefs e responsável pela organização e execução do Festival de Sanfoneiros.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Antonio José Larangeira
Sobre Antonio José Larangeira 3004 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]