Câmara de Municipal de Feira de Santana devolve a Francisco José Pinto dos Santos (Chico Pinto) mandato de prefeito (in memoriam)

O prefeito José Ronaldo e o vice Luciano Ribeiro entregam a Antonio Pinto o certificado que devolve a Chico Pinto o mandato de prefeito.
O prefeito José Ronaldo e o vice Luciano Ribeiro entregam a Antonio Pinto o certificado que devolve a Chico Pinto o mandato de prefeito.
O prefeito José Ronaldo e o vice Luciano Ribeiro entregam a Antonio Pinto o certificado que devolve a Chico Pinto o mandato de prefeito.
O prefeito José Ronaldo e o vice Luciano Ribeiro entregam a Antonio Pinto o certificado que devolve a Chico Pinto o mandato de prefeito.
Francisco José Pinto dos Santos (Chico Pinto | Feira de Santana, 16 de abril de 1930 — Salvador, 19 de fevereiro de 2008) foi um advogado e político brasileiro que exerceu quatro mandatos de deputado federal pela Bahia e se destacou como integrante do “grupo autêntico” do Movimento Democrático Brasileiro que pregava uma oposição mais contundente ao Regime Militar de 1964 em contraposição à postura comedida do “grupo moderado”. Era conhecido também pelo epíteto de Chico Pinto
Francisco José Pinto dos Santos (Chico Pinto | Feira de Santana, 16 de abril de 1930 — Salvador, 19 de fevereiro de 2008) foi um advogado e político brasileiro que exerceu quatro mandatos de deputado federal pela Bahia e se destacou como integrante do “grupo autêntico” do Movimento Democrático Brasileiro que pregava uma oposição mais contundente ao Regime Militar de 1964 em contraposição à postura comedida do “grupo moderado”. Era conhecido também pelo epíteto de Chico Pinto.

O mandato do prefeito Francisco José Pinto dos Santos (Chico Pinto), cassado de forma arbitrária pela ditadura militar em 1964, lhe foi devolvido simbolicamente pela Câmara de Vereadores de Feira de Santana na noite desta quinta-feira (08/05/2014). O ato foi uma homenagem póstuma, fruto de uma proposta apresentada a Casa pela Comissão Estadual da Verdade e aprovada unanimemente pelos vereadores.

Autoridades, lideranças políticas históricas e membros de movimentos sociais da cidade estiveram entre os que participaram da solenidade. “Hoje vivemos um grande momento. Parabenizo a Câmara de Vereadores de Feira pela nobreza de realizar a devolução histórica do mandato de Chico Pinto”, disse, com voz embargada, seu irmão, Antonio Pinto.

Ex-vereador da cidade e membro da Comissão da Verdade, o professor Hosannah Leite lembrou que era prática comum no governo de Chico Pinto ouvir a população para, assim, deliberar ações. “Chico Pinto soube representar as classes que se reuniam nas praças querendo uma mudança de governo. Sua eleição representou modernização e a participação popular. Chico ouvia os sindicatos, as entidades estudantis”, salientou.

“Foi um mandato que atraiu para Feira de Santana todos os movimentos populares do Brasil”, disse a senadora Lídice da Mata ao salientar também a força que a participação do povo exercia em seu governo.  Citando como exemplo a vida política de Chico Pinto, Lídice falou sobre a necessidade de mudança na tônica que forma candidatos nos dias atuais. “É preciso voltar a beber na fonte porque hoje se elege político não por suas opiniões e posicionamentos”, disse.

Em entrevista, o deputado Carlos Geilson falou sobre o político e a homenagem. “Ele foi um ícone para a juventude da minha época. O acompanhei em diversos momentos da sua vida pública. Seus discursos eram memoráveis. Ele simbolizava uma luta nacionalista que nós encorpávamos através de suas ideias. Nada mais justo que, ao fazer cinquenta anos que a mesa diretora da Câmara, na época, aceitou a imposição do golpe militar para cassar o mandato de Chico Pinto – que ele o fosse devolvido. Foi uma sessão memorável, histórica e, acima de tudo, emocionante”, disse Geilson.

PMDB da Bahia parabeniza Comissão da Verdade da Câmara de Vereadores de Feira de Santana

O presidente do PMDB da Bahia, Geddel Vieira Lima, parabeniza, em nome do partido, a “Comissão da Verdade” da Câmara de Vereadores de Feira de Santana, que tem como representante o presidente do órgão, Justiniano Oliveira França, pela feliz iniciativa de devolver o mandato do ex-prefeito do município, cassado na ditadura de 1964, Chico Pinto, que foi um grande homem público e exemplo de luta.12:06 09/05/2014

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116564 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.