Bienal da Bahia é retomada pelo Governo do Estado após 46 anos

Bienal da Bahia 2014.
Bienal da Bahia 2014.
Bienal da Bahia 2014.
Bienal da Bahia 2014.

A Bienal da Bahia, uma das pioneiras entre os eventos do gênero nas Américas, retorna ao cenário artístico baiano e nacional após uma lacuna de 46 anos. A abertura oficial acontece no dia 29 de maio (quinta-feira), às 18h, no pátio do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). Até 7 de setembro cerca de 150 artistas e convidados realizam exposições, ciclos de cinema, performances, atividades educativas e conversas públicas. O acesso do público é gratuito. A promoção é da Secretaria de Cultura do Estado (SECULT-BA).

Duzentos projetos artísticos serão montados em Salvador e em outras nove cidades do estado.  “A gente não está trabalhando com obras, mas com o pensamento do artista”, considera o curador-chefe Marcelo Rezende, que também é escritor, crítico e diretor do MAM. A chefia de curadoria é completada por Ayrson Heráclito (artista visual e professor) e Ana Pato (pesquisadora e ex-diretora executiva da Associação Cultural Videobrasil). O crítico e pesquisador Fernando Oliva e a professora e pesquisadora Alejandra Muñoz são curadores adjuntos da equipe.

A 3ª Bienal da Bahia gira em torno da questão “É tudo Nordeste?” para destacar, sob uma perspectiva baiana, conteúdos culturais e históricos relacionados com a região. A proposta é abrir canais de diálogo com o resto do Brasil e a cena artística mundial. A programação já está fechada em 26 espaços de Salvador, entres os quais o Teatro Castro Alves, Instituto Goethe (ICBA), Palacete das Artes, Galeria Acbeu, Mosteiro São Bento, Aliança Francesa, Museu Carlos Costa Pinto e Galeria Canizares/ UFBA.

SERVIÇO:

Abertura da 3ª Bienal da Bahia

Quando: 29 de maio de 2014 (quinta-feira), às 18h. (Evento segue até 7 de setembro)

Onde: MAM (Solar do Unhão, Av. Contorno s/n)

Informações: www.bienaldabahia2014.com.br

Entrada franca

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108755 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]