Bahia – Eleições 2014: senadora Lídice da Mata destaca importância do turismo no desenvolvimento do estado

Ao centro da imagem, Domingos Leonelli e Lídice da Mata.
Ao centro da imagem, Domingos Leonelli e Lídice da Mata.
Ao centro da imagem, Domingos Leonelli e Lídice da Mata.
Ao centro da imagem, Domingos Leonelli e Lídice da Mata.

“É preciso posicionar o turismo como um eixo de desenvolvimento sustentável em um estado que além de ser belíssimo, tem cultura singular e muita história para contar”, essa a opinião da senadora Lídice da Mata, pré-candidata do PSB ao governo da Bahia, manifestada  durante  o Seminário Pensar a Bahia Sustentável: Turismo, realizado em Salvador no dia 25 de maio de 2014, aprofundou a discussão do que eu sempre pensei sobre o turismo. Uma atividade econômica estratégica para um estado como a Bahia.

De acordo com a senadora o  setor pode melhorar a vida das pessoas gerando milhares de empregos nas comunidades e movimentando a economia do estado. São nada menos que 52 elos que estão ligados à sua cadeia produtiva. Vai desde a confecção do artesanato, da culinária à produção do lençol que serve aos hotéis, ao aluguel de bicicletas ou da especialização de enólogos que trabalham no roteiro do vinho, no Oeste.

Lídice  assinalou que  Porto Seguro tem 45 mil leitos em hotéis e pousadas, mas não produz nada que esse parque consome.” Exportamos empregos para outros estados. Há pouco tempo, até as fitas do Bonfim eram feitas em Minas Gerais e São Paulo. No Mercado Modelo, 70% dos produtos vêm de fora da Bahia. Precisamos ampliar a qualificação profissional e empresarial”.

No Seminário, saíram sugestões ainda da necessidade de repensar o modelo de ocupação do Centro Histórico de Salvador, ampliar o orçamento para a promoção da Bahia como destino turístico, fortalecer o calendário anual de turismo, incrementar parcerias público-privadas para a promoção turística através de editais e, principalmente, priorizar o receptivo, para fidelizar o turista.

A senadora  também  chamou atenção para a importância de  tirar do papel o projeto que transfere o Parque de Exposições para Feira de Santana e, no local, construir a Cidade da Música, um empreendimento que deve gerar cerca de 6 mil empregos e colocar Salvador no roteiro dos grandes espetáculos. A discussão ontem foi boa, rendeu muito mais frutos que teremos a chance de apresentar a vocês daqui para frente.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111099 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]